Shigeru Ban projeta banheiros públicos transparentes e internautas reagem: “Pesadelo”

28

A ideia é permitir que o usuário verifique se o local está limpo ou em uso antes de entrar

Dois parques superpopulares de Shibuya, região mais frenética de Tóquio, no Japão, acabam de receber um experimento tecnológico curioso: banheiros públicos com paredes transparentes.

A ideia pode parecer estranha à primeira vista, mas na realidade é bem funcional. A estrutura transparente se torna opaca assim que o usuário tranca a porta e serve para que as pessoas do lado de fora possam avaliar se o banheiro, além de limpo, está vazio.

O site do projeto, intitulado The Tokyo Toilet, afirma que, apesar do Japão ser considerado um dos países mais limpos do mundo, seus banheiros públicos carregam estereótipo de que são “sujos, escuros e fedidos”. A iniciativa, portanto, busca desconstruir essa imagem.

Uma equipe do CNN Travel testou a nova estrutura e alertou: de dentro, não é possível saber se o vidro está transparente. Por isso, é essencial lembrar de trancar a porta para ativar o mecanismo que “camufla” a parte interna do banheiro. Durante a visita do canal, um usuário se esqueceu, divertindo quem assistia de fora.

A previsão é que, até meados de 2021, 17 banheiros desse tipo sejam instalados em Tóquio. Será que a moda pega?

Confira as imagens abaixo: