Vila Santa Teresa: um paraíso para chamar de seu

71

Texto: Maurício de Souza
Imagens: Maurício de Souza

Um portão discreto se abre e eis que surge um verdejante e belíssimo parque com uma mansão. Isso é só o começo de uma pequena viagem até chegar no topo do morro onde se encontra o hotel Vila Santa Teresa. A mansão da entrada do parque foi construída em um terreno, em 1938, pelo casal Alberto e Beatriz Monteiro de Carvalho, conscientes de que não havia nada igual. 

Do alto do morro, descortina-se uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro; de um lado o Pão de Açúcar e do outro o Cristo Redentor. Alberto, um dos mais importantes homens de negócio do Brasil,  formou-se em arquitetura e construiu dentro da casa uma biblioteca sobre esse tema. 

Apaixonado por obras de arte, durante suas viagens ao exterior, fez muitas amizades inclusive com Le Corbusier, que veio ao Brasil como convidado a dar inúmeras palestras. A mansão coleciona obras-primas de figuras emblemáticas do período Art Nouveau e Art Déco. Peças de Daum, Tiffany, Lalique, Chiparus, entre outros, embelezam o já magnífico cenário.

Alguns membros da família construíram casas separadas dentro da propriedade e uma delas, construída em 1970 e por alguns anos desabitada, foi transformada em um dos mais belos hotéis da cidade do Rio de Janeiro.

Localizado em Santa Teresa, um bairro boêmio com estradas ainda em paralelepípedos e com o  bondinho antigo, que transporta turistas e locais até o centro da cidade, quem se hospeda no hotel está procurando paz, apesar do hotel se encontrar a poucos minutos de famosos centros, como Copacabana, Ipanema e Leblon. O bairro onde está o hotel não é para o amante de compras e vida noturna. O hóspede do Vila Santa Teresa quer imergir no verde da Mata Atlântica onde o hotel se situa e acordar com o murmurinho dos pássaros multicoloridos. Pelo fato do hotel se encontrar em uma área verde de 600 hectares, é um verdadeiro oásis de paz e de serenidade no que pode ser o caótico Rio de Janeiro.

A personalidade multifacetada do hotel, fascina igualmente amantes da natureza, fãs de retiros ecológicos e discretos empresários em busca de paz e conforto. Com somente sete exclusivas e únicas suítes, elegantemente decoradas, o hotel é gerenciado pelos herdeiros, Evinha Monteiro de Carvalho, com o seu extremo bom gosto internacional, seus três irmãos, Letícia, Astrid e Joaquim e pelo Gerente Geral, Sr. Felipe Ruchiga e equipe, propondo um serviço de primeiríssima qualidade. Com experiência em outros hotéis cinco estrelas na cidade, o Sr. Felipe acolhe cada hóspede como se estivesse em casa, à vontade e os funcionários que ali trabalham oferecem um hospitalidade genuína, calor humano e uma atenção em cada detalhe. O hotel Vila Santa Teresa faz parte daquele grupo seleto de hotéis cinco estrelas onde quietude, luxo e discrição se mesclam em uma linda harmonia. Logo que se entra no hotel, após passar por essa grandiosa porta de aço, feita exclusivamente para o hotel, é impossível não reparar a decoração impecável de cada “objet d’art”, como o piano da marca Steinway & Sons, um majestoso obelisco em âmbar e os vasos chineses com estupefacientes arranjos florais.

O espaço é dividido em vários ambientes aconchegantes com mobiliário trazido do estrangeiro. O salão principal possui vários quadros com fotografias do Rio de Janeiro, paredes de vidro que inundam o ambiente com luz natural,“chinoiserie”, tapetes persas, além de um pequeno escritório com livros e um canto com uma bandeja de prata com vinhos e licores internacionais.

Flores e plantas frescas colhidas no jardim da propriedade, trazem cor e perfume ao local e fazem par com com livros de coleção de temas diversos, também posicionados nas prateleiras em um canto discreto.

O banheiro principal impressiona; é todo em mármore com uma pia em prata de lei com torneira em forma de pássaro, além dos gigantescos recipientes em vidro provenientes de antigas farmácias. Os aposentos são super aconchegantes com o chão em madeira, camas super confortáveis e quadros com fotografias em branco e preto do Rio de Janeiro.

Cada suíte é decorada em maneira singular com banheiro em mármore e com chuveiro com água que cai como se fosse chuva torrencial. Roupões e toalhas de banho em algodão felpudos e macios, amenidades das casas Granado ou Acqua di Parma, mini-bar, tomadas de diferentes entradas, portal USB, uma mesa para trabalho e televisão de plasma fazem com que a estadia seja perfeita.

A primeira refeição do dia pode ser feita dentro do restaurante Beatriz ou ao ar livre com vista para os dois cartões-postais da cidade, a piscina e a Mata Atlântica.

O menu é estilo buffet chic com frios, queijos importados e locais, como o famoso queijo da região de Minas Gerais trazido semanalmente, sucos naturais variados, frutas brasileiras, tortas, pães, pães sem glúten e ainda o famoso pão de queijo assado na hora. Uma delícia são os típicos docinhos brasileiros, como o pé-de-moleque, o quindim (dos deuses!!!) e o brigadeiro.

Recomendável durante a estadia é uma visita ao Spa, tomar uma caipirinha ou um vinho importado da França, Portugal, Itália, Argentina ou Chile no Bar Alberto ou ainda jantar no restaurante Beatriz. O menu do restaurante oferece pratos típicos da cidade do Rio de Janeiro e internacionais, porém reinterpretados de modo que cada cliente tenha uma fantástica experiência gastronômica. Produtos frescos e sazonais, ervas aromáticas cultivadas nos jardins da propriedade e com uma decoração elegante, tudo no restaurante é detalhadamente orquestrado de modo que o cliente seja elevado a uma atmosfera culinária que jamais será esquecida. Desde o começo do serviço com a vista noturna para o Pão de Açúcar e a cidade até à sobremesa, o cliente terá certeza de ter feito uma maravilhosa escolha.

O trio de pasteizinhos, o pastel de queijo Brie com pimenta vermelha, os croquetes de carne, os gnocchi de batata baroa com cogumelos, o filé de peixe com vegetais e o creme de goiabada com sorvete de queijo são de tirar o fôlego. O hotel também tem espaço para recepções, casamentos e reuniões.

Por fim, se estiver buscando onde ficar no Rio de Janeiro, não precisa procurar muito, pois o hotel Vila Santa Teresa será aquele cantinho paradisíaco para ser chamado de seu.

Para mais informações, acesse:
www.vilasantateresa.com