Da Amizade ao Compromisso: A História do Adote na Praça

Foto: Equipe Adote na Praça e seus parceiros oficiais do Pet Shop Praça dos Cachorros

Por Bianca Mielcke

Uma Iniciativa de Amor pelos Animais e Comunidade, no Bairro do Morumbi

Há quase quatro anos, a amizade entre Carolina e Julianna floresceu na Praça dos Cachorros, onde suas jornadas se entrelaçaram por uma paixão mútua pelos animais. O Morumbi é um bairro visado por resgates, fazendo com que o abandono de animais seja recorrente, e as amigas sempre estiveram em busca de ajudá-los, especialmente Julianna. O grande desafio era como resgatar e cuidar, já que ambas dependiam do apoio de ONG’s e protetores independentes.

Mesmo sem recursos financeiros para fundar um serviço de proteção animal, as amigas decidiram agir. Juntas, embarcaram em uma missão de resgatar cães, encontrar lares temporários e enfrentar desafios sem precedentes. “O problema de resgatar é que precisamos de dinheiro, criar rifa para bancar os custos, pedir ajuda de pessoas e ainda ter alguém que dê o lar temporário. Infelizmente não temos essas condições. Parece que não, mas é muita coisa. Então, juntos, pensamos em como ajudar a todos de uma vez só, de uma maneira só”, contou Julianna em entrevista exclusiva para a COOL Magazine.

Com o desejo de ampliar sua influência positiva, surgiu a ideia de realizar uma feira de adoção não apenas para os cães que haviam resgatado recentemente, mas para permitir que outros abrigos e protetores independentes que sempre as ajudaram, também participassem. Mesmo sem entender completamente como isso aconteceria, a determinação era inabalável.

O evento cresceu em magnitude, tornando-se uma celebração comunitária no bairro do Morumbi. Carolina e Julianna, com o apoio essencial de seus maridos, Lukas e Riskallah, transformaram o Adote na Praça em uma organização dedicada a realizar eventos sociais voltados para a causa animal, e ainda poder fortalecer o negócio local do bairro. Criado pelo próprio Rizka, que também teve sua história de aproximação com a Ju por amor a ela, e aos animais, o nome “Adote” foi concebido por ele na própria praça, dando significado e propósito a essa jornada inspiradora.


Equipe Adote na Praça

A busca por patrocinadores foi a chave para a expansão do projeto, permitindo a realização de eventos maiores, incluindo vendas de comidas e bebidas. Essas iniciativas não apenas impulsionaram a feira de adoção, mas também promoveram o networking entre os negócios locais na região do Morumbi.

Carolina conta como a jornada de pedir colaboração foi difícil, afinal, o ponto chave do projeto é não ter fins lucrativos, mas o dinheiro é necessário para que exista uma boa estruturação organizacional. “Olha, confesso que nunca pedi um patrocínio, e sim, uma colaboração para aqueles que nos apoiaram desde o início, acreditando num projeto que nem sabíamos ainda se daria certo. Precisávamos de dinheiro para criar algo inovador e diferente de tudo que já vimos no bairro. A Julianna entende muito mais da causa animal, então dividindo as funções, alcançamos grandes objetivos. O Rizkallah foi o ponto chave para toda a estrutura do evento, barracas, ajuda com patrocínio e 100% responsável pela montagem e desmontagem do evento. O sonho dele de ajudar a causa animal existia há anos, sendo assim uma decisório em todas as escolhas tomadas do começo ao fim. O Lukas tentou trazer sua experiência com animais, sendo voluntário no dia do evento, com mais outros sete, e bom, eu também, mas decidi usar minha profissão e experiência para agregar ainda mais a este projeto, focando assim nas redes sociais e sucesso de divulgação. E as artes disso tudo foram a nossa dor de cabeça, não sabíamos bem como fazer, mas como quatro cabeças pensam melhor que uma, deu tudo mais que certo. Honestamente, sabemos que a grande maioria duvidou do nosso potencial de realizar uma feira deste tamanho na calçada da rua da praça. As pessoas só entenderam de fato a grandiosidade deste projeto, no dia que ele aconteceu. O medo de dar errado era grande, mas a vontade que desse certo, maior ainda. Foi lindo!”, disse.

O evento marcante contou com cerca de quase trinta patrocinadores apoiando a causa, oferecendo sorteios de diversos brindes, desde cestas de artigos pets, até um voucher no salão de beleza ou até mesmo desconto em uma gráfica. A marca DooDog, já conhecida pelos moradores da região, realizou juntamente com o projeto social “Procura-se Cachorro”, uma palestra sobre a importância da identificação nos animais. As idealizadoras do projeto entenderam com suas experiências em resgates, que muitas vezes o cachorro não foi abandonado, mas sim, está perdido. No dia do evento, quem adotou ganhou uma coleira identificada, com nome e telefone. Foi uma iniciativa positiva que o projeto encontrou para incentivar o uso da mesma.

Já a Dra. Joice Vasquez, do Pet Shop Praça Dos Cachorros- parceiro oficial do projeto-, compartilhou seus conhecimentos valiosos sobre a importância de tratar e prevenir o tártaro.


Palestrantes: Andrea- Procura-se Cachorro e Martha- DooDog

A comunidade respondeu de maneira espetacular. Aqueles que adotaram um animal de estimação receberam uma foto profissional de sua nova família, eternizando o dia especial, assim como todos aqueles que doaram ração.

Os resultados foram incríveis – sete cachorros encontraram novos lares e foram adotados, enquanto 103 kg de ração foram arrecadados para apoiar o Abrigo do Wlad (ONG de ajuda prioritária neste projeto). Esses números refletem não apenas o sucesso do evento, mas também o calor humano e a solidariedade que permeiam a iniciativa Adote na Praça.

Para todo evento, o Adote decidiu escolher uma ONG principal que será ajudada, e com isso, trazem junto algum protetor independente que também precisa de suporte nos resgates. Neste caso, além do Abrigo, a premiada da vez foi a Casa dos Cachorros, que possui 20 anos de experiência e trabalho árduo em resgate animal.

Carolina, Julianna, Lukas e Riskallah, juntamente com a comunidade do Morumbi, continuam a escrever uma história de compaixão e conexão, mostrando, que, quando nos unimos por uma causa nobre, podemos criar mudanças positivas em nossas vidas e na vida dos animais que tanto amamos.

Você pode acompanhar tudo pelo instagram @adotenapraca, que em breve lançara uma loja de seus produtos, para que mais e mais animais possam ser ajudados, resgatados, cuidados, e claro, encontrar uma família.

Fotos: Duda Covett