Sofisticação em alto mar

14

Com uma economia estável e um extenso litoral, cresce cada vez mais o mercado de luxo náutico brasileiro.

 Quartos, salas, cozinhas e banheiros deixam as lanchas e iates cada vez mais chiques e aconchegantes. Os Jet-skis estão mais leves e confortáveis. Estas embarcações de luxo têm se tornado tendência brasileira e as empresas náuticas oferecem cada vez mais conforto e elegância para quem aprecia navegar. Banhado pelo Oceano Atlântico – desde o cabo Orange até o arroio Chuí -, o Brasil é privilegiado por sua natureza. Com cinco mil quilômetros de costa, o país é cercado por praias, falésias, dunas, mangues, recifes, baías, restingas e outras formatações menores.

Esta inegável riqueza e o momento financeiro positivo do país influenciaram no aumento da procura por veículos marítimos – o que, de fato, faz com que o mercado náutico cresça na mesma proporção, ampliando o setor. Estas embarcações – iates e lanchas – de luxo são vendidas como um imóvel, com todos os detalhes e cuidados necessários. As empresas disponibilizam profissionais no ramo de decoração para que o cliente, junto a eles, decore seu espaço interno. Há modelos em que o motor também é escolhido pelo comprador por meio de opções cedidas por cada tipo de barco, já outros, vêm com o motor adequado. Para quem prefere aventura em alto mar, os Jet-Skis são as melhores opções!

A Cool pesquisou e conversou com os melhores estaleiros para apresentar diferentes, inovadores e luxuosos modelos de lanchas, iates e jet-skis.

 FERRETTI
Ferretti 870
Elaborado de forma a permitir o aproveitamento completo de todos os espaços a bordo, a Ferretti 870 é uma luxuosa máquina do mar de mais de 26 metros. Lançada oficialmente este ano, este modelo é outro resultado espetacular da parceria entre o Estúdio de Projetos Internacionais Zuccon, o Advanced Yacht Technology – centro de pesquisas e design naval do Ferrettigroup – e o time de arquitetos e designers do Centro de Estilo Ferrettigroup.


Decoração

A Ferrettigroup Brasil vem mantendo uma parceria – que é sucesso – com a decoradora e designer de interiores de iates Tânia Ortega – proprietária da Tutto a Bordo – que cuida de todos os detalhes do projeto de decoração, desde acessórios, luminárias e utensílios de cozinha exclusivos, até a instalação de carpetes, persianas e revestimentos. O projeto da Ferretti 870 também conta com soluções inovadoras de design já encontradas na versão 800. Caracterizado pelo top de bronze acima da cabine do piloto, o veículo possui amplas janelas no deck principal e no casco – que oferece uma extraordinária iluminação interna e vistas maravilhosas.

O exterior do iate é caracterizado por espetacular leveza, elegância e agressividade, com três janelas de “guelra de tubarão” que separam os trabalhos em vidro do salão e da cabine de piloto. Já no quesito “acabamentos internos”, destaca-se o refinado carvalho, naturalmente tingido em tom de nogueira, que também pode ser encontrado em portas, gaveteiros, com topos laqueados e molduras reforçadas. Abaixo do deck, a madeira é combinada com couro.

 Motor e parte elétrica:
Equipada com dois motores MTU 12V 2.000 M94, com poder de 1.948 HP a 2.450 RPM, permite uma velocidade de cruzeiro de 27 nós e uma máxima de 30,5 nós – com alcance de 300 milhas náuticas, que aumentam para 358 em velocidade de cruzeiro.

 Pershing 115
Com mais de 25 anos de história, a Pershing – especialista na produção de barcos de alto desempenho – foi adquirida em 1998 pela Ferrettigroup e fabrica modelos de 14 a 35 metros. Top de linha da marca, este modelo é praticamente inédito. Há apenas 17 unidades deste barco no mundo – sendo que Eike Batista é um dos proprietários deste barco. Com capacidade para 22 pessoas a bordo e um comprimento de 35,39 m, ele possui balanço perfeito e proporções harmoniosas, resultado de um planejamento ambicioso e minucioso.


Decoração:
Seguindo o padrão da Ferretti 88, a decoração também é produzida pela empresa de Tânia Ortega, Tutto a Bordo – oferece enxovais de alto padrão e uniformes náuticos e desenvolve projetos personalizados. A Pershing 115 tem 35 metros de comprimento – 115 pés -, com espaço interno equivalente a um apartamento de 900 m². Com quatro quartos e quatro banheiros, este veículo tem capacidade de embarcação para pernoite de oito passageiros. Há espaço suficiente para armazenar dois jet skis na proa.

 

Motor e parte elétrica:
Especialmente para este modelo, o motor da embarcação é de 12.500 HP e, para potencializar ainda mais, conta com uma turbina de avião – que o ajuda a atingir 96,3 km/h. A velocidade máxima deste veículo é de 51 nós e o tanque tem espaço para 16.500 litros de combustível e 3.000 litros de água.

AZIMUT
Azimut 88

 

 

 

 O Departamento de Estilo Azimut trabalhou em conjunto com o arquiteto Achille Salvagni – que trabalhou na parte de dentro do barco – para recriar o projeto interior – do que, antes, já era uma obra-prima, em termos de estilo e função.

O Azimut 88 Ano Modelo 2011 apresenta algumas novidades como o layout da área da cabine e a decoração. A área do banheiro foi movida no sentido da popa para criar uma zona eficaz – que isolasse o ruído da sala de máquinas.

 

 

 

Decoração:

Este projeto fornece um melhor acesso à cabine e um layout de mobiliário mais funcional. À esquerda, em plena luz, há uma pequena sala de jantar, criada com duas poltronas e uma mesa. Os armários são embutidos e bem espaçosos, cabendo roupas pesadas, malas e acessórios. O salão teve sua escada modificada, que leva até a cabine principal, permitindo que o banheiro se posicione longitudinal, proporcionando espaço extra para a sala de jantar. Suavizando as bordas, Salvagni moldou os materiais e criou novas curvas. Espelhos enfatizam ainda mais o amplo espaço. Já o design exterior não teve mudanças – com a superfície flybridge de 55 m², oferecendo um verdadeiro terraço sobre o mar. Há grandes painéis de vidro assimétricos. Este modelo mede 26,80 metros de comprimento e 6,40 de largura. São quatro cabines para hóspedes, duas para a tripulação e cinco banheiros – um por cabine.

 Motor e parte elétrica:
Com uma velocidade máxima de 29 nós e 26 nós de cruzeiro, o Azimut 88 Ano Modelo 2011 é equipado com dois motores 1.825 Cat mhp C32 Acert.

Palmer Johnson
PJ 170

Continuando a parceria de sucesso com a Nuvolari & Lenard, a Palmer Johnson 170 é o mais recente lançamento da marca norte-americana Palmer Johnson. Após o sucesso dos modelos PJ 120, PJ 135 e PJ 150, a PJ 170 – que conta com três modelos, em que apenas o último, de novembro deste ano, está disponível para venda – é uma versão mais esportiva, arrojada e luxuosa do primeiro modelo PJ 120. A empresa que cuida e está trazendo a Palmer para o país é a Diamond Yachts Brasil.

Decoração:
Este modelo oferece algumas inovações como a piscina, que enquanto estiver vazia pode se converter em heliponto em poucos minutos ou em uma garagem para um bote – as evoluções tecnológicas permitem enchê-la em 12 minutos e esvaziá-la em apenas três. Além disso, conta com diversas áreas de lazer e convívio. Entre elas, duas jacuzzis – uma no fly junto a um bar e grelhador e a outra na popa com a plataforma de banhos completamente elétrica. Com 52 metros e um casco inteiramente em alumínio, apresenta uma superestrutura em materiais compósitos e cinco amplas cabines completamente personalizada a gosto do proprietário do iate. É possível acomodar até 12 convidados mais uma ampla área de tripulação para até oito tripulantes. Passando pelo uso de mármore italiano e madeiras e tecidos nobres, uma equipe de artesões com anos de serviço na Palmer se juntam para unir todos estes mateirais e com sua sabedoria e técnica dão o melhor acabamento a este novo modelo.

Motor e parte elétrica:
Para colocar a PJ 170 na água, a Palmer Johnson recorreu a mais recente tecnologia. Para começar, utilizaram dois colossais motores: MTU 16V 4.000 ADEC M93L. Com tecnologia Blue Vision, este sistema permite, por meio de inúmeros sensores colocados ao longo do iate, controlar desde a temperatura dos gases de escape do motor às temperaturas de todos os líquidos dos motores e seus componentes. O PJ 170 é guiado pela última última geração de equipamentos e piloto automático.

Jet -Ski Kawasaki Ultra 300LX

Confortável e com um excelente desempenho, o Ultra 300LX mede 3,370 mm de comprimento e 1,150 mm de altura. Com uma capacidade de tanque de 78 litros e peso em ordem de marcha de 472 quilos, este modelo oferece toda a força bruta sob o capô, mas com o comportamento mais amigável para longa distância. O casco de fibra de vidro reforçado foi reformulado e agora é mais leve, forte e manobrável. Com 300 cavalos, o motor Supercharged com intercooler e 1.498 cc oferece uma potência incrível, mas também é projetado para durabilidade e confiabilidade. O luxuoso assento tem espaços separados para cada passageiro – que proporciona uma sensação mais segura – e aumenta o conforto durante as altas velocidades de cruzeiro – o design de dois tons complementa a pintura metálica. Construída em bloco, a área de GPS facilita a colocação de dispositivos de navegação – montável, o GPS é capaz de acomodar acessórios daGarmin 72/76.

Há um elegante deck superior reforçado pela cor titânico metálico com ricos gráficos luminosos em vermelho vintage. Para quem gosta de carregar diversos equipamentos, o Ultra 300LX é ideal, devido a sua alta capacidade de armazenamento de 200 litros – que vem com bandeja removível. O guidão possui cinco modos de ajustes que se adaptam a uma grande variedade de pilotos e estilos de condução – que permite confortáveis posições em pé ou sentado. Já o Sistema de Controle Eletrônico Trim permite ao condutor controlar o ângulo do bico da bomba do jato para se adequar às condições da água de superfície e estilo de pilotagem. Para converter efetivamente a saída PS 300 em empuxo, este modelo utiliza uma bomba de jato de 1600 mm com oito palhetas. A bomba fornece tração superior em condições de águas turbulentas e contribui significativamente para a aceleração do 300LX. Oferecendo uma capacidade de combustível maior do que qualquer máquina na sua classe, o tanque de combustível suporta 78 litros, ou seja, 14 litros a mais do que o Jet-Ski STX-15F – o que faz com que facilite os cruzeiros de longa distância.

Mais leve, luxuoso, manobrável, rápido e convidativo, o Jet-Ski Kawasaki Ultra 300LX é perfeito para quem aprecia adrenalina e conforto em alto mar e pode ser importado pela empresa Select Import.

 

www.selectimport.com.br

Por Ludmilla Amaral

Fotos: Divulgação

Matéria publicada na Cool Magazine ed. 98.