JOSÉLIA COTRIM: A EMBAIXADORA DO LISO PERFEITO

91

Fundada em 2013, a Liso Perfeito Brasil®️ nasceu do sonho de sua idealizadora Josélia Cotrim, que passou a mudar a vida das pessoas através da transformação de seus cabelos de forma única e inovadora. O sucesso da marca alavancou o seu crescimento e consolidação no mercado da beleza, atualmente possui 4 unidades próprias, sendo uma unidade em Anápolis -GO, Goiânia – GO, Brasília – DF e Uberlândia-MG. 

“Mudamos a vida de milhares de pessoas através de uma experiência chamada Liso Perfeito que é um procedimento 100% personalizado para cada cabelo, ou seja, não existe um produto pronto, tudo será montado de acordo com uma avaliação capilar respeitando a necessidade de cada cabelo, o que reforça a segurança do procedimento que também é compatível com qualquer química. Vale ressaltar que não usamos chumbo, formol e seus derivados ou nenhum tipo de base alisante como tioglicolato de amônia ou etanolamina nem guanidina, e ainda oferecemos uma garantia vitalícia, caso o cabelo venha a ondular a pessoa poderá voltar e reparar sem custo algum”, diz a CEO do Liso Perfeito. 

Ao longo dos últimos 8 anos a empresa cresceu de forma exponencial e em Janeiro de 2022 lançou seu mais novo projeto de expansão o LISO PERFEITO BRASIL ACADEMY. Projeto esse que veio para levar uma operação jamais vista antes para os quatro cantos do país, transformando a vida de milhares de pessoas que não somente sonhavam em fazer o procedimento quanto para aquelas que sonhavam em se tornar um habilitado podendo replicar o sucesso da marca e assim realizar o sonho de abrir o próprio negócio. 

Os habilitados receberão um licenciamento onde terão acesso aos produtos exclusivos assim como acesso ao sistema de software único no mundo que personaliza os produtos para cada cabelo, além de poder comprar e revender todos os produtos da linha de tratamentos. “Meu intuito com esse projeto é poder levar o sonho do Liso Perfeito para todo o Brasil transformando a vida de milhares de pessoas”, acrescenta Josélia Cotrim.

Confira a entrevista exclusiva de Josélia Cotrim para a COOL Magazine. 

Cool: Como começou a Liso Perfeito Brasil? 

Começou através de um sonho pessoal de ter o cabelo liso de forma natural, duradoura e saudável, como não existia nada no mercado que me proporcionasse esse resultado eu passei a estudar sobre cabelos para conseguir desenvolver os produtos de acordo com aquilo que acreditava que traria o resultado perfeito. 

Cool: Quais foram seus principais desafios e obstáculos ao criar a empresa? 

Sair da parte de execução onde eu atendia e realizava todos os procedimentos para gerir e escalar a operação onde precisei replicar tudo que fazia. 

Cool: Quais são os diferenciais da Liso Perfeito Brasil? 

Personalização, resultado, segurança e garantia vitalícia. 

Cool: Qual a diferença entre o procedimento Liso Perfeito e as escovas progressivas e alisamentos tradicionais que conhecemos? 

A primeira é que não temos um produto pronto, aqui todo procedimento é 100% personalizado para cada tipo de cabelo. Após fazer, a pessoa só terá que retocar a raiz conforme o crescimento, pois o comprimento onde já foi feito possui uma garantia vitalícia aqui com a gente. E também não possui incompatibilidades, não ocasiona nenhum tipo de danos aos fios, e o resultado faz jus ao nome, pois de fato o liso fica perfeito.

Cool: Além dos produtos usados no procedimento Liso Perfeito você também desenvolveu uma linha exclusiva para tratamento, poderia falar um pouco mais sobre esses produtos? 

Costumo dizer que o Liso Perfeito não é um milagre onde irá reverter todos os danos causados por processos químicos já feitos em um cabelo, durante esses 8 anos presenciei todos os tipos de danos que você possa imaginar e isso me deu base para desenvolver produtos que de fato vão de encontro às necessidades e a realidade desses cabelos. Todos os produtos da minha linha foram desenvolvidos com Nanotecnologia e matéria prima pura, justamente para permear as camadas mais profundas da fibra capilar, inclusive de cabelos com progressivas que são os mais difíceis de tratar por estar impermeável, promovendo alto poder de hidratação, nutrição, reconstrução e o mais importante, com o Ph perfeito para combater os danos mais severos que são causados pelas químicas alcalinas. 

Cool: Você é mãe de 4, inclusive recentemente de gêmeos. Como você faz para conciliar a vida agitada de empresária e a vida pessoal? 

Minha família é o meu ponto de equilíbrio, são eles que me recarregam diariamente! Quando estou no trabalho me dedico integralmente, e da mesma forma quando estou com eles sou 100% deles, não me prendo a julgamentos ou culpa. 

Cool: Qual seu maior desafio como empresária? 

O meu maior desafio também é a minha maior paixão, desenvolver pessoas.

Cool: Qual foi sua estratégia para manter seu negócio de pé durante o período ápice da pandemia? 

Criei a Liso Perfeito Em Casa, onde transferi toda minha operação para atendimentos a domicílio e foi um grande sucesso.

Cool: Hoje você possui 4 unidades próprias: as unidades de Goiânia, Brasília, Uberlândia e Anápolis. Mas em janeiro de 2022 deu início ao LISO PERFEITO BRASIL ACADEMY, um projeto de expansão para todo o Brasil através de cursos e concessões, formando profissionais habilitados. Você poderia dar mais detalhes sobre esse projeto?

Em 2018 formatei minha operação para franquear, porém acabei desistindo. Embora o processo tivesse sido concluído com bastante êxito e já incluso na ABF (Associação Brasileira de Franchising), percebi que eu conseguiria escalar facilmente os processos, porém, não seria tão simples escalar o meu amor por tudo que fazia. Três anos se passaram, crescemos mais e consequentemente mais pessoas têm buscado levar a Liso Perfeito para sua região, então comecei a trabalhar em um projeto ousado que finalmente saiu do papel em janeiro deste ano, onde mais uma vez o meu foco principal é transformar a vida das pessoas, agregar valores, dar oportunidades e de quebra alisar cabelos. É com muita alegria que posso afirmar que o LISO PERFEITO BRASIL ACADEMY irá impactar milhares de vidas. Irei liberar toda minha operação através de 3 módulos, capacitando habilitados e filiados por todo o Brasil, eles terão acesso ao sistema que desenvolvi para personalização de produtos que possui mais de 40 mil cálculos, licença de compra de todos os produtos que integram a minha linha, além da técnica e tudo que deu certo me fazendo alavancar e faturar o que faturo hoje.

Cool: Você pode nos contar como foi a experiência com as primeiras turmas de habilitados da Liso Perfeito Brasil Academy? 

Foi um sucesso total! Em 2 meses já capacitamos mais de 30 habilitados que estão espalhados por todo o Brasil, a maioria deles já estão trabalhando aplicando a nossa técnica e atendendo seus primeiros clientes. Óbvio que como tudo na vida existe o lado bom, mas também existem as suas dificuldades, e com a Liso Perfeito não seria diferente. Replicar nossa operação não é um trabalho fácil, exige esforço e dedicação, mas com disciplina TODOS conseguem. É como eu sempre digo logo na minha primeira aula com eles, eu vou oferecer a vara, o anzol e vou ensiná-los a pescar mas não vou dar o peixe pronto, e junto comigo tem uma equipe gigante que dá todo o suporte aos nossos habilitados. Nossas expectativas estão sendo as melhores possíveis e em breve esperamos ter mais de mil habilitados Liso Perfeito Brasil em diversas regiões do país. 

Cool: Pensa em abrir mais alguma unidade além das 4 já existentes? 

Por enquanto meu foco está 100% direcionado ao projeto de expansão Liso Perfeito Brasil Academy. 

Cool: Sabemos que a indústria da beleza é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo, você vê reflexo disso na sua própria empresa que vem crescendo a cada ano. Como você vê a Liso Perfeito Brasil daqui a alguns anos? Quais são os seus maiores objetivos como empresária pioneira que desenvolveu algo inédito no ramo? 

Me vejo à frente de um grupo econômico com o foco em transformar e capacitar vidas. Habilitados e Filiados por todo o Brasil e no mundo! Vejo um novo conceito se formando e a Liso Perfeito Brasil sendo referência mundial em deixar os cabelos lisos.

Cool: O que gosta de fazer nos seus períodos de descanso e lazer? 

Amo ficar em casa curtindo a família. 

Cool: Qual a sua maior inspiração? 

Cristo e eu mesma. 

Cool: Sabemos que o nosso cabelo influencia muito na autoestima da mulher. Existem discussões sobre “naturalizar” o cabelo crespo e dar fim aos alisamentos, que muitas das vezes, este cabelo é visto como uma percepção feia e ruim. Isso tem alguma influência no seu trabalho? Como você vê essa mudança de cada vez mais as mulheres quererem um estilo natural? Na sua opinião, seria o fim dos procedimentos estéticos e indústria da beleza a longo prazo? 

Acredito que independente de ser cacheado ou liso, o mais importante é estar da forma que nos faça feliz! Não se trata de ser feio, bonito, de estar ou não na moda ou muito menos dentro de qualquer estilo de beleza implantado por padrões humanos. Nós mulheres temos uma conexão emocional com nosso cabelo, é algo de dentro pra fora e não o contrário, a decisão de como usá-lo deve ser unicamente minha, pois é o meu cabelo, e as pessoas que te amarem de verdade irão te apoiar independente da sua decisão pois ela não mudará a sua essência, mas te fará estar da forma que te faça feliz. 

“VALORES QUE INSPIRAM, RESULTADOS QUE TRANSFORMAM” -JOSÉLIA COTRIM. 

Créditos: 

@lisoperfeitobrasil

Matéria e entrevista: Kyvillin Padilha @kyvilin 

Fotos: Trumpas @trumpas_ 

Stylist: Eliana Sampaio @elianetsampaio 

Publisher: Marcelo Jardim @marcelojardim_       

Acc Executive: Thierry Campos @thierrycampos