“Quinta do Vale da Ermida” – O Segredo mais bem guardado do Douro

7

Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação

Considerada “O segredo mais bem guardado do Douro” e patrimônio da Unesco, a Quinta do Vale da Ermida reabre as portas para o mercado interno e está pronta para receber viajantes Brasileiros neste segundo semestre.

Localizada em uma das regiões mais belas e reservadas do Alto Douro, a Quinta do Vale da Ermida foi construída em cima de uma espécie de capela chamada “ermida” comumente encontrada em lugares “ermos”, daí o nome.

Esse é um pouco do DNA e essência desta Villa que contagia pelo astral de paz e harmonia em meio a natureza vibrante do Douro. Escondida na região de Villa Real, a Quinta do Vale da Ermida é um refúgio para quem busca não só o contato com a natureza, mas também conforto, bons vinhos e vistas que mais parecem pinturas no horizonte que se abre frente a esta propriedade.

Um lugar que consegue capturar dois universos completamente distintos: o do luxo e modernidade versus a simplicidade e autenticidade. Vários detalhes da estrutura da Ermida foram mantidos propositalmente o que dá charme e originalidade a casa. Helena ainda comenta que apesar de toda de sofisticação do local que conta com adega privada, cozinha equipada e computadores Apple nos cômodos, “a sensação que se tem, é a de se estar em casa, e assim que saímos porta a fora – num pedacinho de paraíso”. Diz Helena de Mendonça, diretora da agência Flow e expert no mercado de luxo a empresária conta sua experiência pela região e comenta que se surpreendeu.

A posição da propriedade também é um fator que chama atenção, pois a Quinta da Ermida está a poucos minutos das atrações mais buscadas no Douro.

Degustar os melhores vinhos produzidos pela família e amigos dos proprietários na sua própria varanda ou lareira completa é parte das experiência possível de se desfrutar aqui.

Aliás, se o assunto for vinhos a propriedade merece um capitulo à parte, pois faz jus a tradição e excelência de um importante nome no mundo da enologia de Portugal: Eduardo Natividade. Pai e criador do emblemático Matheus rosé, e também responsável por respeitáveis inovações e melhorias no mundo do vinho.

Como consequência disso, o cultivo das vinhas da propriedade sob comando do filho de mesmo nome e sua esposa, tornaram a Quinta do Vale da Ermida referencia no mercado local e ganham prêmios consecutivos entre os novos produtores que decidiram voltam as raízes em seus processos para garantir qualidade e originalidade tendo como produção final, vinhos de alto padrão no Douro. O resultado disso são os X-TO Winter Rosé e o Tinto X-TO eserva 2015 sendo o ultimo, ganhador da medalha de ouro do Portugal Wine Throphy 2019.

Piscina com borda infinita, serviço de concierge sob demanda, vinhos de primeira em sua adega, varandas que vislumbram as vinhas da encosta e até em pedaço de rio de uso privado são por fim, alguns dos deleites que os sortudos hospedes da Quinta do Vale da Ermida podem desfrutar em meio a uma das mais belas regiões de Portugal: O Douro.

“Tive a grande sorte de conhecer a Catarina e Eduardo, que além de terem uma história de vida incrível para contar e serem pessoas muito especiais, me proporcionaram viver experiências inesquecíveis e dicas valiosas do local que jamais teria oportunidade se seguisse um guia turístico e com certeza levarei para vida toda” finaliza Helena, também expert em gastronomia e vinhos de Portugal e da África do Sul.

O bom gosto que valoriza o simples, aliado a sofisticação que se vê nos detalhes é a marca registrada desse lugar que expressa a personalidade do casal de proprietários Catarina Santos e Eduardo Natividade filho. Um lugar com alma e um legado de vida resumem um projeto que outrora era sonho e hoje é uma feliz realidade para várias pessoas.

DICAS DO QUE FAZER:

  1. Tomar um “Porto Tonic” ao entardecer no deck do Six Senses. Vale a atmosfera vista e o percurso de carro até o local.
  2. Percorrer a rota 222, estrada que margeia o rio Douro considerada uma das melhores estradas para se dirigir do mundo!
  3. Degustar os X-TO Winter Rosé e o Tinto X-TO Reserva 2015 ambos da Quinta do Valle da Ermida e o ultimo ganhador da medalha de ouro do Portugal Wine Throphy 2019
  4. Visitar o Miradouro de São Leonardo de Galafura: Localizado a 640m de altura na freguesia de Galafura, esse miradouro tem uma energia mágica, além de uma vista privilegiada do rio Douro tem lindos poemas de Miguel Torga, poeta português apaixonado pelo local.
  5. Visita a Quinta do Seixo onde se pode fazer um tour guiado sobre um dos mais famosos vinhos do Porto, visita as adegas da Sandman com degustação no wine bar com uma das mais belas vistas da região.
  6. Visitar a antiga estação de trem de peso de régua que hoje reformatada tem lojas lojas e restaurantes margeando a antiga ferrovia: Aneto & Table, Cestas e Pratos e o Locomotiva são um deles.
  7. Passeio de barco pelo rio Douro, tem para todos os gostos e bolsos e a melhor maneira de escolher é pelo trip advisor mesmo.

Onde Ficar : Quinta do Vale da Ermida
Reservas: info@grapegarden
Fone: +351 961 750 040
Mais infos: www.quintadovaledaermida.com