Uma motocicleta robusta, com tecnologia avançada e versátil para enfrentar os mais variados tipos de terreno. Foi com essa missão em mente que os engenheiros da Honda desenvolveram o projeto da VFR 1200X Crosstourer. Trata-se de uma representante da categoria Big On Off Touring, apresentada pela fabricante como ideal para quem busca uma motocicleta de uso misto e também para trajetos de longa distância.
Tudo isso embalado em um design sofisticado, derivado da linha VFR, em que se destacam o farol triangular e as linhas musculosas formadas pela pequena carenagem, o tanque de combustível e o quadro central. A rabeta elevada dá o toque final na traseira.
Seu coração é o compacto motor V4 de 1236 cm3, pela primeira vez empregado pela Honda em uma moto com vocação aventureira. Sua potência é de 129 cavalos, que são transmitidos ao solo por um câmbio eletrônico de seis marchas e dupla embreagem. O DCT – Dual Clutch Transmission emprega uma embreagem para as marchas pares e outra para as ímpares, o que faz com que as trocas
sejam extremamente rápidas e suaves. Além disso,o condutor tem a opção de a opção troca por controle manual (caso o seu foco seja a diversão ao pilotar em uma estrada), ou automático, (indicado para trajetos em trânsito urbano, por exemplo). A VFR 1200X ainda conta com o sistema de controle de tração e os freios C-ABS, dupla que oferece uma valiosa ajuda ao piloto em qualquer terreno.
Com foco na estabilidade, chassi e suspensões estão unidos em uma única configuração, o que facilita a transmissão de potência ao solo. O chassi é do tipo Diamond, em alumínio, que combina baixo peso e boa resistência, resultando em uma boa maneabilidade
no dia a dia no asfalto e também em terrenos acidentados. A Honda VFR 1200X Crosstourer é vendida a partir de R$ 79 900.
Por Marcus Vinícius Yamada
Fotos: Divulgação