Entenda sobre a Lipo HD

35

Texto: Barbara Massari

Fotos: Divulgação

O desejo por um corpo mais definido e a eliminação de gorduras corporais é comum, o que leva muitos pacientes a desejarem por uma lipoaspiração. Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia cirúrgica e estética, surgiu um novo método desse tão famoso procedimento, a Lipoaspiração HD.

A Cool Magazine conversou com o renomado cirurgião plástico Dr. Leandro Faustino para tirar todas as dúvidas sobre o tão almejado procedimento. Confira a seguir:

COOL: O que é a lipoaspiração HD? Qual é a diferença da lipoaspiração laser? 

Dr: A lipoaspiração HD (do inglês High Definition) é uma técnica moderna que começou a ser realizada no Brasil recentemente. O objetivo desse procedimento é retirar a gordura respeitando os limites da musculatura, fazendo que haja um contorno corporal mais definido, dando um formato mais atlético ao abdômen, braço, pernas ou qualquer área do corpo. A diferença entre os dois procedimentos é básica. Enquanto a HD é um conceito, uma forma de fazer a lipoaspiração, a forma de desenhar, a laser é a ferramenta com a qual é realizado esse desenho corporal.

COOL: Como funciona a lipo HD? 

Dr: A lipo HD utiliza uma cânula ultrassônica e ela dispara uma onda de ultrassom, e através do impacto mecânico acaba destruindo as células de gordura que depois é aspirada por uma outra cânula.

COOL: Qualquer pessoa pode fazer esse procedimento?

Dr: Nem todo mundo pode fazer qualquer tipo de lipoaspiração, isso acontece com toda cirurgia. Para que a pessoa seja submetida a cirurgia ela precisa estar saudável, ela não pode ter uma doença grave, as demais doenças que não são consideradas graves devem estar controladas. Ela também precisa estar dentro de um peso ideal que é um IMC abaixo de 30. 

No caso da Lipo HD, é ideal que ela seja feita em pessoas que pratiquem atividade física, não sejam sedentárias e façam alguma atividade que desenvolva a parte muscular. Essa indicação ocorre, pois, se você desenhar todo o abdome na cirurgia e a pessoa não tem essas características ela vai ficar com o corpo desproporcional, então é ideal que ela pratique um pouco de atividade física.

COOL: Qual o tempo de recuperação?

Dr: A lipoaspiração HD é um procedimento um pouco mais agressivo então o tempo de recuperação tende a ser um pouco maior, em torno de 14 a 20 dias. 

COOL: Quais partes do corpo podem receber o tratamento da lipo HD?

Dr: Qualquer área do corpo em que exista gordura localizada pode receber o tratamento tanto da lipo HD quanto da lipo laser. A HD irá contornar mais a musculatura, então ela fica melhor na região de abdômen e braço, já a lipo laser pode ser feita em qualquer área que existe a gordura, sendo mais indicada em locais que haja mais flacidez de pele.

COOL: Existem riscos?

Dr: Sim, toda cirurgia existe risco. As complicações mais comuns estão por volta de 5% dos casos e são complicações que são facilmente resolvidas como hematomas e acúmulo de líquidos. A trombose, por exemplo que é um caso mais grave acontece em 0,09% dos casos e a embolia acontece em 0,01% dos casos, ou seja, são bem raras de acontecer. O ideal é que a cirurgia sempre seja feita em um hospital de confiança assim como o profissional.

COOL: Para que servem as câmeras térmicas nas cirurgias plásticas? E como elas podem ser utilizadas na lipoaspiração?

Dr: Uso da câmera térmica em cirurgia plástica é uma inovação extremamente recente e vem sendo usada especificamente apenas para lipo laser. A função da câmera é medir a temperatura da pele em tempo real no momento em que o cirurgião estiver fazendo a lipoaspiração. Durante o procedimento é preciso saber qual é a temperatura da pele, pois o mecanismo de ação do laser na gordura é através de um efeito térmico, ou seja, ele vai quebrar as células de gordura quando ela atingir entre 40/42º graus. Mas se a temperatura subir demais, além de quebrar gordura o médico pode queimar a pele por dentro, essa é a funcionalidade da câmera. Além de ser utilizada para estimular a produção do colágeno. 

 

Leandro Faustino

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachusetts General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução. 

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica Abdominal pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação complementar nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia. Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic.

SERVIÇO

HUMAN CLINIC
Instagram: @ humanclinicsp
Agendamentos: (11) 4563-8339/(11) 4563-8344

 

Acompanhe Dr. Leandro Faustino nas redes sociais:

Instagram: @drleandrofaustino
Site oficial: www.doutorleandrofaustino.com.br

 

Leia a revista na íntegra na Homepage.