AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL

18
Aerial view II

Texto: Bruna Manzano

Fotos: Imagem Divulgação Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino excepcional na Amazônia para os amantes da natureza. Localizado no meio de uma reserva particular de 11.399 hectares, área 6 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha, o hotel oferece experiências únicas ao ar livre.

Construídos em harmonia com a floresta circundante, os bangalôs proporcionam uma estada prazerosa e confortável. Eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler, o Cristalino Lodge é membro de prestigiosas associações de turismo que reúnem algumas das melhores experiências de viagem no Brasil e no mundo, como a Condé Nast Johansens, Brazilian Luxury Travel Association e Pure Life Experiences.

 

ACOMODAÇÕES

Como uma jóia, o hotel está incrustado em meio à exuberância da floresta amazônica, com acomodações que se mesclam com a mata nativa às margens do rio Cristalino. Os destaques são os bangalôs cuidadosamente projetados em madeira e piso de cerâmica, apresentando equilíbrio entre design e conforto. O Bangalô Especial possui 72m² e cama king-size, dois sofás-cama com lençóis Trousseau de 300 fios e travesseiros macios. Ideal para família, casais e grupo de amigos, a acomodação conta com uma ducha ao ar livre e uma exclusiva banheira externa em jardim privativo. Todos os 18 quartos possuem ventilação natural com amplas vistas para a floresta e amenidades para dias de descanso e harmonia. Além disso, os ambientes são abastecidos com energia solar, limpa e sustentável. Os quartos possuem energia 24 horas por dia, aproveitando da abundância de sol da região para o conforto dos visitantes.

 

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

O Cristalino Lodge dispõe de uma área social de cerca de 1.500 m² projetados em total harmonia com a natureza. O projeto da arquiteta Adriana Da Riva conta com restaurante, bar, sala de leitura, sala de apresentações, deck aberto e uma passarela que recebe o visitante logo na sua chegada. Com espreguiçadeiras, redes de descanso e ombrelones, a deliciosa plataforma flutuante é um dos destaques do hotel. Pertinho do majestoso rio Cristalino e circundado pela exuberância da floresta, é possível tomar banho de rio, fazer uma pausa após um passeio pela mata e apreciar o pôr-do-sol. À noite, uma fogueira central é acesa. O pretexto perfeito para passar horas apreciando o céu estrelado.

BIODIVERSIDADE

A proximidade aos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado faz com que muitas espécies destes habitats também sejam encontradas no sul da Amazônia, criando uma zona com uma elevada biodiversidade. O Cristalino está na parte alta da Amazônia, com altitudes entre 270 e 450 metros acima do nível do mar. Isso significa que o rio não alaga a floresta, permitindo que as caminhadas sejam feitas durante o ano inteiro e aumentando as chances de observar animais. O terreno acidentado na região cria 6 diferentes tipos de florestas, permitindo uma incrível variedade de atividades em meio a rica biodiversidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

O hotel possui um sério compromisso de responsabilidade socioambiental. Suas ações incluem: energia solar nos quartos, reciclagem e separação do lixo, tratamento dos efluentes cinzas e negros, arquitetura inteligente, atividades guiadas na natureza com grupos de até 8 pessoas e uma culinária que prioriza produtos orgânicos e da estação. Além disso, o Cristalino Lodge conserva diretamente uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária.

 

SUSTENTABILIDADE

O conceito do hotel é fruto da interação entre dois pilares: conservação e desenvolvimento sustentável. De um lado, o Cristalino Lodge, de outro, a Fundação Cristalino. Este modelo foi criado como uma alternativa para o desenvolvimento responsável na Amazônia. Fundada em 1999, a Fundação Cristalino contribui com o Cristalino Lodge no desenvolvimento da pesquisa sobre a biodiversidade. Daí os estudos em botânica, clima e vida animal realizados em parceria com importantes instituições. Além disso, trabalhos de educação ambiental com crianças de Alta Floresta e Novo Mundo contribuem para a sensibilização de mais de 5 mil participantes que já atenderam esse programa de forma gratuita.

 

TURISMO DE MÍNIMO IMPACTO

Desde a sua criação, o hotel tem na conservação da biodiversidade a sua principal fonte de inspiração e motivação. Os turistas que visitam o local estão colaborando para importantes iniciativas que vão desde a energia solar nos quartos, jardins de permacultura para tratamento da água e uso de produtos da horta orgânica. Por seus esforços na área ambiental, o Cristalino Lodge vem recebendo importantes premiações. Global Vision Awards, da revista Travel & Leisure, e Sustainable Vision Award da Brazilian Luxury Travel Association, são alguns exemplos recentes.

 

CONSERVAÇÃO

A Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Cristalino está localizada na ponta sul da Amazônia, no centro do Brasil, onde a floresta se aproxima do Cerrado e do Pantanal. Os 11.399 hectares da reserva fornecem uma importante base de proteção que, em conjunto com o Parque Estadual Cristalino, serve como um corredor de vida selvagem para uma incrível diversidade de espécies.

 

SERVIÇO

Endereço: Alta Floresta (MT), Sul da Amazônia
Tel: +55 (11) 3071-0104 | +55 (66) 3521-1396
E-mail: info@cristalinolodge.com.br
Site:cristalinolodge.com.br

Redes sociais:
Instagram: @cristalinolodge
Facebook: Cristalino Lodge | Brazil

Leia a revista na íntegra na Homepage.