Dubai, Emirados Árabes Unidos: A cidade dos superlativos

79

Texto e imagens por Maurício de Souza

Dubai, como li em uma revista de turismo em 2010, é um canteiro em evolução. Nunca mais me esqueci dessa frase e, desde a minha primeira visita a Dubai, constatei que é pura verdade. Não importa se for a Dubai, uma, duas, três…dez vezes, sempre haverá uma nova construção ou atração na cidade. Dubai está sempre evoluindo. Alguns até a chamam de Las Vegas sem os cassinos, pois há muito o que se fazer por lá. Dubai é um lugar mágico que acolhe turistas de todas as idades do mundo inteiro.

Os Emirados Árabes Unidos se tornaram independente em 2 de dezembro de 1971 e desde então, Dubai (que não é a capital, a capital é Abu Dhabi) acolhe os turistas com novas atrações, experiências, museus, bares e restaurantes. A melhor época para visitar é entre novembro e abril quando as temperaturas estão mais amenas. Durante as noites de inverno, é necessário levar um casaquinho ou uma pashmina, pois as temperaturas podem cair para 15 graus Celsius. Já durante os meses de verão (de maio a setembro), as temperaturas são muito altas, mesmo para quem está acostumado ao calor intenso de cidades como o Rio de Janeiro ou Las Vegas. Em agosto, a temperatura pode chegar em torno de 55 graus Celsius.

 

No momento em que estiver planejando a viagem, é importante lembrar que tudo em Dubai tem proporções gigantescas. Muitas atrações estão entre as maiores do mundo e até os edifÍcios são grandiosos. Surgida no meio do deserto, Dubai representa o futuro com seus cenários deslumbrantes.

Um passeio em Dubai deve incluir a visita ao Burj Khalifa. No momento, é o edifÍcio mais alto do mundo com 828 metros de altura e 163 andares. Inaugurado em 2010, a vista é impressionante. Não existe horário ideal para visitar o andar Top of the World. Pode ser de manhã em um dia sem nuvens ou ao cair da tarde para ver o pôr do sol. Em um horário ou outro, a vista lá de cima é impactante.

 

The Dubai Mall
O segundo maior shopping center do mundo com mais de 1.200 lojas de todos os tipos e para todos os bolsos, tem pista de patinação de gelo e até um aquário com mais de 300 espécies de animais, incluindo tubarões e mantas. O que mais impressiona aqui, além das lojas é o show das fontes, o maior espetáculo de águas dançantes do mundo. O evento durante o dia é às 13h e às 13h30 e às sextas-feiras é às 13h30 e às 14h. À noite, é quando o lugar se transforma com as luzes acesas e as apresentações acontecem de meia e meia hora, das 18h às 23h. Durante os shows, que são acompanhados por uma iluminação espetacular e por músicas criadas especialmente para o evento, as águas podem atingir uma altura de 140 metros de altura.

The Dubai Frame
Inaugurada em 2018, essa é a maior moldura do mundo. Com seus 150 metros de altura, é realmente uma obra deslumbrante. Um elevador leva os visitantes até o topo onde está uma ponte toda de vidro com 93 metros de comprimento e um painel de vidro de 25m² no meio oferecendo uma ótima vista de 360 graus. De um lado, a vista para o passado, para o antigo bairro de Deira, do outro, a parte moderna de Dubai de onde se vê o Burj Khalifa e outros edifícios. Para quem tiver medo de altura, não precisa se preocupar. A estrutura é bem solida, pois foi construída com vidro, aço, alumínio e concreto armado. Na saída, o visitante é acompanhado a uma sala no térreo com painel panorâmico onde se assiste a um filme sobre o futuro de Dubai e como a tecnologia terá um grande impacto em nossas vidas para melhor, sobretudo na área de locomoção e de saúde.

The Dubai Miracle Garden
Inagurado no dia de São Valentim de 2013 a um custo de 11 milhões de dólares americanos, esse parque é um dos lugares mais mágicos de Dubai. Se caminha bastante e é comum passar umas três horas contemplando essa lindeza de lugar. O parque está aberto somente de outubro a abril. Por causa do calor excessivo nos outros meses as flores não sobreviveriam.

As flores são irrigadas à noite e consomem diariamente uma média de 757.082 litros de água reciclada. Totalizando 45.000.000 de flores e 250.000 plantas em um espaço de 72.000 m², o parque atrai milhões de visitantes todos os anos. Todas as flores são trocadas durante cada estação de modo que o visitante tenha uma experiência nova todas as vezes. Flores e esculturas de todos os tipos, como: gatos, ursos, pássaros, cavalos e elefantes adornam o cenário.

Em 2017, foi assinado um contrato com a Disney e no parque é possível ver Pluto, Aladim com sua lâmpada, os smurfs e tantos outros personagens. Há também um impressionante avião em tamanho natural, um Airbus A380 da empresa aérea Emirates todo florido. Imperdíveis são também a passarela florida com corações e o túnel com os guarda-chuvas.

Ski Dubai
Na terra onde tudo é possível, esquiar no deserto também faz parte. Esse complexo de 22.500 m² foi construido em 2005 e fica dentro do Mall of Emirates, um dos maiores do mundo com o equivalente a 3 campos de futebol. Há também um parque de neve de 3.000 m² completo com caverna de neve. Lógico que não se compara com os Alpes suíços, mas é uma excelente opção para iniciantes, que nunca esquiaram, para os intermediários, que queiram melhorar no esporte e para os “experts”, que queiram praticar.

Mesmo quando as temperaturas lá fora estiverem altíssimas, sempre haverá neve fresca e a temperatura interna estará entre -1 e -2 graus Celsius. Com 85 metros de altura e 80 metros de largura, cinco pistas de esqui, sendo a mais longa com mais de 396 metros e com uma queda vertical de 60 metros, um teleférico para 4 pessoas, uma zona de snowboard free style e 2 skilifts, espaço para corridas de tobogã e a primeira pista preta de esqui em um ambiente fechado no Oriente Médio, o complexo realmente impressiona. Ski Dubai providencia os equipamentos de esqui, de snowboard e as roupas, mas é necessário comprar as luvas e o gorro, caso não tiver.

Há uma escolinha de esqui com professores do mundo inteiro também e a boutique vende tudo para quem desejar comprar algo para o esporte. Aberto diariamente de 10 da manhã até meia noite, dependendo da época do ano, existem vários pacotes de diferentes preços para o Ski Dubai. O cliente pode optar por esquiar só por duas horas, o dia inteiro ou também fazer outras atividades. Há também um restaurante dentro do complexo.

Após tantos passeios vem sempre aquela hora de comer. Pelo fato de Dubai ter 80% de expatriados, é facil encontrar culinárias do mundo todo. Dubai oferece restaurantes para todos os gostos e bolsos, desde comida fast-food aos restaurantes de chefes renomados. Vale a pena provar os diferentes restaurantes da cidade, pois poder vivenciar essas experiências em uma única cidade é algo que nâo acontece todos os dias.

Eis aqui alguns locais de sucesso que deixarão aquela vontade de retornar:

Time Out Market Dubai
Localizado no Souk Al Behar e não muito distante do Dubai Mall, só pela sua localização já vale muito a pena. Totalizando 18 restaurantes e três bares em um complexo de 3.994 m², cada estabelecimento foi selecionado e aprovado segundo um critério rigoroso. Até hoje, a lista de inscrição para fazer parte desse complexo é enorme. A gerência não quis que fosse só um local com um grupo de restaurantes medíocres, mas que cada um deles fosse o melhor na sua especialidade.

É o lugar ideal para quem quer comer uma excelente comida de várias partes do mundo sem gastar muito. As mesas são comunitárias, portanto se recomenda chegar cedo para obter um lugar sobretudo nos finais de semana. Time Out Market Dubai é o lugar perfeito para assistir ao show das águas da Dubai Fountain e ver o Burj Khalifa. O Time Out Market se encontra também nas cidades de Lisboa, Montréal, Chicago, Boston, New York e Miami.

Durante a visita, esses foram os locais selecionados:

BB Social Dining
Para os amantes de “bao”, esse lugar serve comida asiática com influência árabe. Um local bem diferente e gerenciado pelo chefe Alex Stumpf, que é bem criativo e famoso por preparar pequenos pratos, “bowls” e tantas outras delícias. Pho e ramen sâo servidos lado a lado de um delicioso “barbecue” ou de um inovador “bao”. O prato escolhido foi o “habibiti”, que é um “bao” de caranguejo de casca mole. Magnífico!

Pickl JLT
Para quem gosta de sanduíche de frango frito, o do chefe Steve Flawith é imperdível. O frango é frito de uma maneira bem leve e não é absolutamente gorduroso. É melhor pedir vários, pois quando se começa a comer um, é ímpossível parar. Pode ser viciante. Pickl tem outros locais na cidade, em Deira e em Mirdif e é famoso pelo hambúrguer e milk shake. O prato escolhido aqui foi a tira de frango, que é ligeiramente apimentada, mas não ao ponto de não poder comer. Maravilhoso!

Masti
Quando o queridinho chefe Prashant Chipkar abriu o restaurante em La Mer, a famosa praia de Dubai, foi um enorme sucesso. Esse restaurante serve uma comida indiana-fusão, uma culinária indiana inovadora e saborosa. O restaurante não serve comida tradicional indiana e é bem disputado entre os locais. Famoso pelo “tuna bhel tartare” e os drinques inovadores, os pratos escolhidos aqui foram “pani puri” e “paneer tikka”. Imperdíveis.

21 grams Urban Balkan Bistro
Para quem não conhece a culinária dos países da região dos Bálcãns, esse bistrot é um sucesso em Dubai. Servindo delícias dessa riquíssima região, 21 grams oferece comida tradicional (Bálcãns, nossas raízes), comida fusão entre o tradicional e o moderno (conectando os pontos) e comida utilizando ingredientes locais (Dubai, nossa casa). O prato escolhido foi uma sobremesa feita com massa filo e queijo feta. Saborosíssimo.

Palace Bar
Um dos três bares de Time Out Market Dubai, é famoso pelos coquetéis sem álcool (os mocktails) e uma lista enorme com drinques deliciosos utlizando frutas frescas. Durante os dias quentes de Dubai, esse é o lugar favorito dos que passam por ali. O local serve bebidas alcólicas também e o drinque escolhido foi o famoso e maravilhoso “Cucumber with a Passion” com pepino, maracujá, manga, limão, menta e ginger ale.

Mura
Localizado em Palm Jumeirah, em um complexo conhecido como The Pointe e com vista de cartão-postal para o Atlantis Dubai e a Palm fountain com seus shows aquáticos, esse restaurante é divino. A decoração, com centenas de limoeiros e pratos em cerâmica colorida, nos faz lembrar a Costiera Amalfitana, porém um pouco mais agitada devido às músicas do próprio restaurante, da fonte e de um lounge ao lado. O menu é incrível servindo autêntica comida italiana e massas frescas feitas no restaurante. Lulas macias e crocantes, raviólis trufados e os lagostins grelhados são de tirar o fôlego de qualquer um. Bravissimi!!!!

Shang Palace
Para quem aprecia uma culinária cantonesa, esse é o melhor restaurante do país. Localizado dentro do hotel Shangrila e na famosa Sheikh Zayed road, o restaurante é um verdadeiro fenômeno. Sopa tradicional de frango e cogumelos, dim sums de camarão e frango cobertos com vieiras e caviar, acompanhados de arroz frito com camarão e camarão com pimenta seca e pimenta negra Szechuan, são alguns dos deliciosos itens no menu. Tudo é servido com o chá oolong, que era o favorito do imperador Hongwu, da China. Impecável!

The 44
O Bar 44 está localizado no 44° andar do hotel Hilton Dubai Al Habtoor City e é um bar esportivo. Aberto até às 3 da manhã, é o lugar para quem quer descontrair e tomar uma bebida alcólica. O local tem uma área para fumar shisha, dois bares, mesas de sinuca, totó e boliche. Nos finais de semana é possivel escutar músicas tocadas por DJs internacionais. É proibido tomar bebida alcólica na rua, somente dentro dos hotéis.

Il Pastaio
Um outro restaurante italiano e localizado em Business Bay, esse local é ideal para um almoço ou um jantar mais tranquilo. Quem já esteve em Los Angeles vai se lembrar do nome, pois é onde se encontra a matriz. Sofisticado ao máximo e decorado com enormes vasos de oliveiras, o restaurante nos lembra a região da Sicília, pois a cor branca das paredes é predominante. É possivel comer “al fresco” no terraço ou dentro e o serviço será igualmente impecável. O restaurante é pilotado pelo chefe Diego Simonetta, que utiliza ingredientes sazonais e frescos. Uma delícia é massa tagliolini com trufas, que é finalizada dentro de uma fôrma de queijo Parmigiano- Reggiano e o robalo com vegetais. Incrível!

Babiole
No topo do hotel Hilton Dubai Al Habtoor City, está esse magnífico restaurante, que tem uma vista incrível para Dubai. São três locais em um só: Um restaurante com uma belíssima decoração, um terraço com vista espetacular de Dubai e um lounge em estilo marrroquino, o Mamounia. Aberto para almoço e jantar até tarde da noite nos finais de semana, o restaurante principal tem artistas tocando músicas utilizando diferentes instrumentos. A culinária mediterrânea é o ponto forte do complexo e pratos deliciosos, como: polvo, camarão com alho e pimenta, tartare de atum e dourado grelhado. É necessário deixar espaço para o cheesecake de kunafa. O coquetel Monte Alba feito com tequila, licor de manga, agave, suco de manga e pimenta é saborosíssimo. Espetacular!

Gonpachi
A cena de luta no filme “Kill Bill” de Quentin Tarantino foi rodada no restaurante Gonpachi em Tokyo, no Japão. Foi também o local de encontro em 2002 do ex-presidente George Bush e do ex-primeiro ministro Junichiro Koizumi. Em Dubai, esse é o primeiro restaurante do grupo fora do Japão. Para quem quiser uma autêntica experiência japonesa, esse local é ideal. Lanternas feitas com papel de arroz, bambú e muita madeira adornam perfeitamente o ambiente. Para os apaixonados de sushi, não ha erro na hora de escolher esse restaurante. Outras delícias são: camarão tempurá, camarão pipoca apimentado e diferentes tipos de arrozes que, na hora da preparação, o chefe pede a participação do cliente. O local tem um terraço também. Sublime!

Por fim, aproveite essa cidade incrível onde tudo é em tamanho gigante e aprecie cada momento da estada.

Para maiores informações visite os sites:
www.burjkhalifa.ae
www.thedubaimall.com
www.dubaiframe.ae
www.dubaimiraclegarden.com
www.timeoutmarket.com
www.thisisbb.com
www.eatpickl.com
www.mastidubai.com
www.21grams.me
www.muradubai.com
www.shangpalacedubai.com
www.alhabtoorcity.com
www.ilpastaiodubai.ae
www.babioledubai.com
www.gonpachidubai.ae

Serviço: 

E-mail: souzamauricio@hotmail.com
Instagram: @mauriciocool