Na mostra, a artista plástica Heloisa Nilo e a fotógrafa Zaida Siqueira exibem 50 imagens colhidas em 10 anos de viagens pelo Brasil e o mundo, que revelam formas recorrentes na natureza e em objetos do cotidiano.
A mostra conta também com 15 esculturas da artista Heloisa Nilo, todas de grandes dimensões e em forma de mandalas, teias de aranha e outras, sugestivas desses padrões que nem sempre percebemos.
As imagens, colhidas por Zaida em mais de dez anos de viagens e pesquisas pelo Brasil e o mundo, serão apresentadas na exposição Padrões, que ocupa a Sala Burle Marx do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) de 21 de junho a 7 de julho
Segundo Zaida, a origem de Padrões está na observação, no final dos anos 1990, dos motivos geométricos extraídos do desenho da pele da cobra Kenê e utilizados na tecelagem e na pintura corporal pelos índios da etnia amazônica dos Kaxinawa. A partir dali, a artista desenvolveria um intenso trabalho de pesquisa fotográfica, socioantropológica e cultural sobre os padrões existentes nos mais diversos lugares do mundo.
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), Av. Europa, 218 – São Paulo
Vernissage: 20 de junho de 2013 – às 19h
Visitação: 21 de junho a 7 de julho de 2013 – 10h às 19h
Classificação: Livre
Entrada: gratuita
Texto: Lara Müller
Foto: Divulgação