Três fabulosos dias em Istambul no hotel Raffles

Vou ser bem sincero, é impossível relatar todas as emoções que senti durante esses três magníficos dias na cidade, pois teria que escrever um livro. Já viajei por muitos países e me hospedei em centenas de hotéis, porém o tratamento que obtive recentemente me deixou com aquela vontade de regressar. O Raffles Hotel Istanbul, com atendimento personalizado e atencioso, é exemplar. A viagem até Istambul foi maravilhosa. Viajei com a Turkish Airlines e toda a viagem está relatada em um outro artigo “Como e viajar com a Turkish Airlines”, que escrevi recentemente.

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O procedimento de imigração e alfândega foi muito rápido. Como estava viajando de Business Class, pude utilizar o ‘fast track”, uma fila especial para o passageiro não ficar muito tempo esperando para ser atendido. Meu passaporte brasileiro também ajudou, pois não precisei do visto o qual foi dado na chegada. Lá fora me esperava um motorista do hotel com uma belíssima BMW. Chegando ao hotel, fui recepcionado pelo Gerente Geral, Sr. Christian Hirt, que me deu as boas-vindas e me apresentou um mordomo. Cada quarto tem direito a um mordomo, que fica disponível 24 horas. O mordomo se preocupa de cada detalhe da estadia como desfazer a mala, fazer reservas no restaurante e passeios na cidade ou simplesmente atender um pequeno pedido como um cabo de computador ou ainda preparar a banheira para um banho com flores perfumadas. Em seguida, fui acompanhado à suíte com vista de cartão-postal para a cidade e o Bósforo. A suíte tinha um terraço gigantesco e tudo no quarto é feito de modo que até o hóspede mais que exigente tenha uma estadia mágica. O chão é de madeira com tapetes turcos feitos à mão, máquina de café Nespresso, livros de história e de arte, além de belíssimas obras de arte.

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O hotel é um verdadeiro encanto com 136 quartos e 49 suítes e, para os apaixonados de artes, são 225 peças maravilhosas por todos os lados. Essas obras são de artistas plásticos turcos ou de artistas que se inspiraram na história da Turquia.

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Noite do dia 1
Após ter tomado uma ducha com jatos que pareciam chuva torrencial, me reposei um pouco, me arrumei e fui ao Spa. Lá me aguardava uma terapeuta que me fez uma massagem anti-jet lag. Essa massagem é super importante para combater o efeito do fuso horário. O Spa é maravilhoso com jacuzzi, duas piscinas, sauna seca e à vapor. Voltando para o hotel, jantei no restaurante queridinho do momento, o Isokyo, pilotado pelo chefe Clinton Cooper, que traz na bagagem diversas experiências gastronômicas no Extremo Oriente.

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Optei pelo sushi de vegetais e de camarão e um bacalhau preto do Atlântico com molho misô. No momento, o restaurante é uma referência na cidade. Muita gente bonita, um ambiente aconchegante, um serviço espetacular e uma comida deliciosa é a combinação perfeita de um restaurante que em poucos meses já é um sucesso.

Dia 2
Comecei o dia com um café da manhã dos deuses no restaurante Rocca, que serve um mundo de comida asiática, turca, pratos quentes, omeletes, comida sem glúten, seção de frutas variadas, pães, sucos naturais,  crepes e tantas outras delícias.

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Em seguida, foi a hora de conhecer um pouco mais da história e das obras de arte do hotel com a Diretora de Marketing, Srta. Deniz Met e de visitar outros lugares da cidade que não conhecia. Minha guia pela cidade foi a super inteligente, competente, carismática e simpática Srta. Fatoş Gūngör, que preparou uma visita guiada de acordo com o meu interesse. Passeamos pela Spice Market, o maior mercado de especiarias do mundo, o Topkapi Palace, que foi residência dos sultões turcos.
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O almoço foi no restaurante Matbah, que serve pratos típicos da culinária otomana. Aqui escolhi uma combinação de várias entradinhas típicas como charuto de folha de uva, babaganoush e calamar recheado com camarão. Super saboroso é o prato Balli Gemici Böregi, uma espécie de massa folheada recheada de vários queijos turcos.

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Como estava muito cansado, pedi para marcar uma massagem e esfoliação no Caǧaloǧlu Haman, um banho turco tradicional preferido de muitas celebridades de Hollywood. Em seguida, voltei para o quarto e me arrumei para jantar no restaurante Ulus 29.
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Com vista para o Bósforo, o local se encontra em uma colina no elegante bairro Ulus. Não preciso dizer que a vista lá de cima é divina. O restaurante tem mesas no terraço ao ar livre e é maravilhoso. Optei pelo camarão pipoca e o filé de peixe grelhado. Quando terminei o jantar, a vista ficou ainda mais fascinante com uma visão noturna de 360 graus para a cidade e a Primeira Ponte. Istambul tem três pontes que conectam a cidade a dois continentes, Europa e Ásia.

Dia 3
Um outro café da manhã dos deuses, onde comi meu prato favorito, o göreme, uma espécie de crepe, que pode ser recheado com queijo ou carne moída. O dia foi de mais um passeio onde fui conhecer os bairros Beyoǧlu e Pera. Beyoǧlu ċ a parte antiga da cidade com suas ruelas encantadoras e as lojas mais comerciais. Em Pera, conheci o Hotel Pera onde Agatha Christie escreveu “Morte no Expresso do Oriente” e o Museu Pera, onde apendi muito sobre a história da Turquia.Na época havia uma exibição sobre a cultura e o hábito de ir à praia nos anos 30. O almoço foi no restaurante Mürver.

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Esse local é supervisionado pelo querido chefe Mehmet Gürs. Com vista de tirar o folego para o Bósforo e para a cidade, esse local e mágico. Aqui pedi zucchini frittata e uma salada de polvo. Como sobremesa optei pelo caramelo queimado com molho de frutas vermelhas. O passeio da tarde foi de iate pelo Bósforo. O iate Denden é lindo e com todo o conforto possível. A guia durante o passeio explicava os diferentes lugares e atrações turísticas de Istambul. Só de passear pelas águas do Bósforo por si já é um encanto. É o passeio que mais amo quando estou na cidade. Voltando ao hotel, me arrumei para ir ao restaurante Mikla, também pilotado pelo chefe Mehmet Gürs. Antes do jantar, fui tomar um aperitivo no bar com vista panorâmica da cidade. O pôr do sol é a coisa mais linda. O restaurante está na lista dos 50 melhores do mundo. Optei pelo polvo com sopa de limão, robalo com vegetais e abricós com sorbet de açafrão. Foi divino!!

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Dia 4
Esse foi meu último dia no hotel. Após o café da manhã, fui fazer uma massagem Signature. Essa é a massagem tradicional do hotel que dura 90 minutos. Os produtos utilizados são das casas Gazelli e The Organic Pharmacy. O Spa tem 7 cabines de tratamento, uma para casal e três hamans.

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Após a massagem, fui passear e conhecer melhor o Zolu Center. O Zorlu Center é onde estão várias marcas internacionais de designers famosos como Givenchy, Prada, Gucci, Bvlgari, Fendi, Valentino e tantas outras.

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Lá também tem um teatro, onde é possível assistir peças da Broadway e balé. Para almoçar, fui ao restaurante Cantinery. Esse local é tipico italiano com mesas no pátio externo do shopping center Zorlu, lugar ideal para ver as pessoas bonitas da cidade. Aqui optei para comer um salmão grelhado com vegetais.

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Esse último dia, foi um dia muito triste para mim, pois não queria ir embora. O Raffles Hotel deixa o hóspede com aquele gostinho de querer ficar ou de regressar o mais rápido possível. Ainda fico imaginando como podem os funcionários atender tantos hóspedes com calma, elegância e eficiência impecáveis. Tudo muito bem orquestrado como em uma Orquesta Sinfônica.Todos os dias que chegava de uma excursão encontrava na minha suite um presente, uma caixa de doces típicos ou frutas locais. E essa é a diferença em se hospedar em hotel cinco estrelas que cuida do hóspede com muito amor e paixão. Na hora de ir embora, chorei. Chorei muito de emoção por estar no Raffles Hotel realizando um sonho de adolescência. Ao mesmo tempo me senti mais forte e confiante de que tudo na vida é possível. Basta ter fé e perseverança. O Raffles Hotel em Istambul superou qualquer expectativa.Espero que os meus leitores possam se inspirar na minha história e se hospedar em um hotel tão fabuloso, com um serviço primorado e em uma cidade apaixonante.

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Para maiores informações:

www.raffles.com/istanbul

www.turkishairlines.com

www.matbahrestaurant.com

www.ulus29.com

www.murverrestaurant.com

www.miklarestaurant.com

www.cantinery.com
[redação por: Maurício de Souza ]