Sou de Algodão lança novo manifesto em seu desfile na Casa de Criadores, em São Paulo

O objetivo do movimento que incentiva o uso da fibra de algodão na moda é mostrar as origens e as histórias relacionadas com cadeia produtiva e têxtil 

Foto: Divulgação

Quando nasceu, Sou de Algodão quis apresentar ao mercado os atributos do algodão frente às outras fibras têxteis, principalmente a sintética. Depois, o foco do movimento foi mostrar que o algodão é democrático, inclusivo e que veste a todos os estilos, gêneros e classes.

Neste ano, durante a 46ª edição da Casa de Criadores, onde é patrocinador master, Sou de Algodão celebra seus três anos exaltando as origens da moda brasileira e leva para a passarela pessoas reais de todos os elos da cadeia do algodão: produtores, funcionários, trabalhadores, estilistas, influencers, modelos, professores, alunos e  consumidores. Ao todo, o movimento selecionou 23 histórias relacionadas à fibra para desfilar na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 20h na Alameda Olga, 197, na Barra Funda.

“A intenção é trazer diferentes perfis para contar a trajetória do algodão, do plantio ao consumidor final, mostrando que há muito processos e pessoas envolvidas nas roupas que compramos”, explica Milton Garbugio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que desfilará com sua própria família na ocasião.

Outros destaques da apresentação são: o casal Paranatex que se conheceu enquanto trabalhava na indústria têxtil; a jornalista e apresentadora Maria Cândida; a professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina; o estilista Rober Dognani; o jovem estilista austista e autodidata Jackson Salvadeu, de 21 anos, que ganhou os holofotes ao desenhar o vestido usado pela apresentadora Sandra Annenberg no Troféu Domingão – Melhores do Ano 2018; o jornalista de moda Eduardo Viveiros; e; por fim, show da MC Tha.

No Desfile Sou de Algodão, 23 estilistas criaram 23 looks de algodão com parceria de 20 tecelagens. No line-up do dia 29, desfilam também: Estamparia Social, projeto patrocinado pelo movimento que trabalha na capacitação e inserção da população egressa do sistema prisional na indústria têxtil, Mateus Cardoso, Dario Mittmann e Rodrigo Evangelista,  vencedores do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso com estudantes de moda de todo o Brasil idealizado pelo movimento para incentivar o uso da fibra natural entre os novos talentos.

Estilistas e marcas parceiras Sou de Algodão:

Estilistas: Alex Kazuo, Bispo dos Anjos, Cho. Project, Diego Fávaro, Estamparia Social, Estúdio Traça, Felipe Fanaia, Heloisa Faria, Igor Dadona, Jal Vieira, Jorge Feitosa, Ken-gá, Koia, Martins, NotEqual, PIM, Rafael Caetano, Renata Buzzo, Reptilia, Rober Dognani, Rocio Canvas, Thear, Weider Silveiro.

Marcas parceiras: Canatiba, Capricórnio, Cataguases, Cedro Têxtil, Cotton Move, Dalila, Fabril Mascarenhas, G. Vallone, HC Têxtil, ITM Têxtil, Jolitex , Maliber, Nicoletti Textil, Panamericana, Paranatex, Santanense, Santista Jeanswear, Textilfio, Vicunha e Zune Denim.

Abrace este movimento! Informações adicionais pelo site www.soudealgodao.com.br e pelas redes sociais @soudealgodao

Sobre o Sou de Algodão:

É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) para incentivar o uso do algodão por meio de conscientização sobre os seus benefícios à saúde e ao bem-estar, fortalecer a cadeia produtiva em torno desta fibra natural e transformar a commodity em um produto com alto valor agregado. Atualmente, mais de 80% da produção de algodão do Brasil é certificada pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que assegura a sustentabilidade do algodão, e 70% é licenciada BCI (Better Cotton Initiative), iniciativa presente em mais de 21 países.

Esses números fazem do país o campeão mundial de fibra comprovadamente sustentável. Isso significa que a sua produção como atividade econômica levou em consideração parâmetros corretos tanto do ponto de vista ambiental e social quanto econômico.