Projeto de reciclagem de roupas realiza segunda edição no Brasil

3

clothing swap – troca de roupas –  é um conceito mundialmente conhecido e explorado nos países da Europa, além dos EUA e Austrália, sem nenhum dinheiro envolvido. A ideia chegou ao Brasil no ano passado por meio das amigas Giovanna Nader (28) e Raquel Vitti Lino (29) que, após participarem de algumas versões pelo mundo, viram o potencial do negócio por se tratar de uma tendência forte, a do consumo colaborativo. A primeira edição do evento, que aconteceu na Escola São Paulo, contou com a participação de 75 pessoas e uma arrecadação de mais de quatro mil peças. Desse montante, 1.800 peças foram selecionadas e mais de duas mil foram doadas para uma ONG parceira.

Para repetir a dose e o sucesso da primeira edição, as meninas apostam na difusão desse costume no Brasil e se apoia ao ato sustentável que a ação gera para os participantes. “A resposta que nós tivemos nessa primeira edição é que São Paulo tem público para esse consumo colaborativo e que as pessoas buscam cada vez mais um consumo mais consciente, e a moda faz parte disso”, disse Giovanna.

A essência do “Projeto Gaveta” – nome dado a versão brasileira – é atrair o máximo de pessoas em um evento para trocar e reciclar roupas entre si. Um dos diferenciais é a seleção dos modelos que estarão disponíveis. Uma curadoria de moda faz as escolhas das peças seguindo critérios rigorosos para garantir que o encontro tenha uma essência moderna, fashion e atual.

As trocas acontecem em clima de petit comité, no dia 06/12, a partir das 15h, no Centro Cultural B_arco. Propositalmente, o local escolhido fica em uma rua sem saída, onde além das trocas, os participantes irão compartilhar desse momento em um clima aconchegante, com direito a DJ, bebidas e Foodtruck na porta.

 

Como participar

A pessoa interessada deve separar as roupas que não usa mais. Valem peças em qualquer estado, seja nova, velha ou, até mesmo, manchada e rasgada. O objetivo é fazer uma limpa no armário para ter a sensação de energia renovada. O próximo passo é enviar um e-mail para projetogaveta@gmail.com e aguardar a resposta com o passo a passo para entrega das peças. Feito isso, a curadoria fará a seleção das roupas que tem potencial para participar do encontro. Em seguida, um novo email é enviado para o participante com um romaneio descrevendo o que foi selecionado. Nele, estará especificado quantas moedas personalizadas irá receber para utilizar no dia. Uma tabela de equivalência foi elaborada para que as trocas sejam efetuadas de uma maneira justa (veja abaixo). Com o romaneio, a pessoa retira suas moedas no dia do evento e poderá assim, escolher entre as diversas opções dispostas nas araras do evento.

 

Tabela de equivalência:
1 Camiseta ou Blusa: 1 moeda

1 Vestido: 2 moedas
1 Sapato: 2 moedas
1 Acessório: 1 moeda
1 Jaqueta ou Casaco: 3 moedas
1 Calça: 1 moeda
1 Saia: 1 moeda
1 Shorts: 1 moeda

 

PROJETO GAVETA

 

Solicitar visita da curadoria para seleçãoprojetogaveta@gmail.com

As peças serão recolhidas a partir do dia 04/11.

Data da troca: 06/12/2014
Horário: a partir das 15h
Local: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, número 426, bairro: Pinheiros.
Vídeo institucional: www.vimeo.com/73701515
Vídeo da primeira edição do Projeto Gaveta: http://vimeo.com/84123286
Facebookwww.facebook.com/projetogaveta
Instagramwww.instagram.com/projetogaveta

Por Lara Müller
Foto: Divulgação