O navio Queen Mary 2 supera o Titanic transformando sonho em realidade

Para poder entender o que significa atravessar o Oceano Atlântico em um luxuoso transatlântico desde Southampton, na Inglaterra até New York, nos Estados Unidos da América, é necessário assistir ao filme “Titanic”. Mesmo assim, é impossível descrever como é uma viagem de sete dias nesse navio magnífico.

No começo do século, a única maneira de atravessar o Oceano Atlântico e fazer viagens longas ao redor do mundo era viajando em navios de passageiros de longo curso. Muitas companhias, como a P&O, a Orient Line, a Blue Funnel Line e a Union Castle Line fizeram fortunas não só transportando passageiros, como combustíveis, alimentos, além de outros produtos. No entanto, portabilidade não era somente o que impulsionava essas empresas a operarem no mercado marítimo, era  também o fato do orgulho nacional. Cruzar as águas tempestuosas e furiosas do Oceano Atlântico Norte era, sem dúvida, a rota mais prestigiosa que uma empresa marítima pudesse operar.

 

Sir Samuel Cunard

Nascido em Halifax, na Nova Escócia, foi considerado o pioneiro em termos de cruzar o Oceano Atlântico. Após ter vencido o contrato para transportar cartas para o governo britânico, conseguiu também a autorização para transportar passageiros em seus navios. Em 1840 surge Britannia, seu primeiro navio, fazendo com que o mundo se tornasse “pequeno” conectando pessoas do mundo inteiro. Lógico que passados alguns anos vieram os competidores. Navios de países, como a França, os Estados Undios da América, a Alemanha e a Itália começaram a florescer no mercado marítimo e logo inicia-se a “batalha dos mares” para ver quem ganharia a Flâmula Azul (Blue Riband), um prêmio criado pelas companhias transatlânticas no século XIX para dar publicidade à velocidade de seus navios. Essa flâmula era atribuída ao navio de passageiros de linha regular transatlântica que batesse o recorde de velocidade média durante a travessia do Atlântico Norte na rota Leste/Oeste e também Oeste/Leste. No início, era só uma competição para ganhar o prêmio, mas logo tomou um caráter político entre a Inglaterra e a Alemanha. Entretanto, a supremacia desses dois países durou muito pouco. A França construiu um navio que veio a ser conhecido por Normadie, o maior, o mais elegante, o mais veloz e o mais luxuoso navio da época.

Nos anos 30, a Inglaterra havia perdido o prestígio de ser uma potência marítima em termos de navios de passageiros e a Grande Depressão tornou tudo ainda mais turbulento. Anos depois, uma cooperação entre Cunard e a sua rival White Star Line construíram um grande navio conhecido por número 534. Para a felicidade dos ingleses, o navio foi batizado Queen Mary, o mais rápido navio de passageiros da época. O Queen Mary venceu a Flâmula Azul, cujo titulo era do Normadie, perdeu para o rival em 1937, mas ganhou novamente em 1938. Dessa  vez, o Queen Mary deteve o título durante 14 anos. Mais tarde, Cunard construiu o navio Queen Elizabeth e durante anos esses dois navios garantiram a hegemonia no mar.

Mas, como diz  o velho ditado “tudo que é bom dura pouco”. Nos Estados Unidos da América, a empresa Boeing estava terminando de construir os primeiros aviões com capacidade de atravessar o Oceano Atlântico. Pouco tempo depois, os passageiros dos navios começaram a viajar de avião, pois era uma novidade e se chegaria ao destino mais rapidamente. Com isso, Cunard foi perdendo mercado e em 1988 foi adquirida pela empresa Carnival Corporation por 500 milhões de dólares estadunidenses. Óbvio que com essa grande injeção financeira na empresa vieram novos planos e a Carnival Corporation decide construir um novo navio, o Projeto Queen Mary, que seria um navio de proporção épica, cinco vezes maior que o Britannia, com tecnologia de ponta, confortável ao máximo, porém mantendo o charme de antigamente.

 

Queen Mary 2

Se o Queen Mary foi uma obra de arte em estilo Art Déco com sua linha elegante e a utilização artística de matéria prima exótica, o Queen Mary 2 exprime o mesmo conceito empregando muita arte e uma grande variedade de cores e de materiais nobres no seu design. A empresa que se ocupou do design foi a holandesa Onderneming & Kunst, que procurou os melhores artesães, escultores, vidraceiros e tapeceiros. Artistas de 16 países foram comissionados a produzir 565 peças originais para o navio criando a maior galeria de arte sobre o mar.

Pesando 149.215 toneladas, um cumprimento de 345.034 metros, 40 metros de largura, 72 metros de altura, com capacidade de hospedar até 3.056 passageiros e 1.253  tripulantes, o Queen Mary 2 é o maior, o mais alto e o mais largo navio de passageiro à longa distância construído nos últimos anos. Pintado nas cores tradicionais da empresa Cunard, a cor preta matificada serve para manter o calor no congelado Oceano Atlântico e a chaminé em preto e vermelho serve para dar visibilidade em épocas de neblina. Os 13 elegantes andares oferecem tudo que um passageiro possa imaginar.

Como o Queen Mary 2 é gigantesco e para que o passageiro não se perca, existem painéis com indicações por todos os cantos do navio. Além disso, o navio tem quatro escadas; uma na proa, duas no meio e uma na popa. Ao lado das escadas existem vários elevadores também.

 

A Travessia no Oceano Atlântico

Fazer uma viagem em um transatlântico é algo memorável, uma experiência única. Assim que se entra no navio, o passageiro se depara com um lobby espaçoso com lindos arranjos florais e um pianista dando as boas-vindas. O lobby tem pés-direitos altíssimos e duas escadas que se encontram no alto onde está um belíssimo quadro do Queen Mary 2. São sete dias de maravilhosas e incomparáveis experiências.

Durante a travessia, os passageiros conhecerão outras pessoas, comerão juntos nos diferentes restaurantes, jogarão cartas, bingo, bridge ou se encontrarão pelos corredores e nas lojas sofisticadas e livres de impostos. Pouco a pouco vai se formando uma comunidade em alto-mar e o passageiro se esquecerá da vida que tinha em casa. É como se tivesse se mudado para uma cidade onde não se conhece ninguém. Nos primeiros dias, o passageiro pode achar difícil se localizar, mas em pouco tempo, essa dificuldade se torna algo do passado e o passageiro saberá onde tudo está posicionado com muita facilidade. Muitas atividades acontecem diariamente e o passageiro jamais ficará entediado. Todas as noites, programações são enviadas aos aposentos de modo que o passageiro possa fazer algo ou simplesmente nada. A lista de atividades é infinita. Os passageiros podem optar por ouvir palestras no planetário lluminations, o maior planetário em alto-mar, com famosos acadêmicos sobre diferentes temas, como a do patologista forense Dr. Peter Dean sobre Jack, o Estripador ou da Dr.a Susan Humphris sobre vida marinha e vulcões, fazer aulas de meditação, de dança, de acupuntura, de pintura, aprender sobre pérolas, relógios e joias preciosas ou assistir aos inúmeros filmes de Hollywood. É impossível escolher o que fazer tamanha a variedade.

 

Acomodações

Não importa se for a suíte grand duplex ou o quarto mais simples, tudo no Queen Mary 2 é de um bom gosto excepcional. Cada acomodação tem um valor e isso é o que vai determinar a diferença entre as categorias dos aposentos. Contudo, todas têm serviço de arrumadeira, serviço de quarto 24 horas e um atendente. Já a categoria Queens Grill terá um mordomo exclusivo.

The Princess Grill Suíte

Mais espaçosas que as acomodações Britannia e menos extravagantes do que as suítes Queens Grill, são de tirar o fôlego. Camas macias e roupas de cama em puro algodão egípcio, vários armários espaçosos, um walk-in closet, diversas saídas de tomadas para equipamentos eletrônicos, água mineral inglesa Harrogate, que é reposta todos os dias, chá da marca Twinnings, biscoitinhos da marca Walker, máquina de café expresso com café de diferentes sabores e tábua e ferro de passar roupa. Interessante é a iluminação individual perto das camas de modo a não incomodar o/a acompanhante. O banheiro tem uma pia, roupões felpudos e macios e uma banheira de imersão profunda, além do chuveiro. As amenidades são da famosa casa inglesa Penhaligon’s, que leva o selo de garantia da família real inglesa.

Duas vezes ao dia, a suíte é organizada e limpa pelos atendentes com muito carinho. A suíte tem uma varanda com vista impactante para o Oceano Atlântico e, para quem não consegue ficar sem assistir televisão, a suíte possui uma com muitíssimos canais internacionais. A televisão também serve para mostrar a localização do navio, como por exemplo quando passa a 40 milhas náuticas do lugar onde naufragou o Titanic e outras informações de interesse geográfico. É necessario comprar um pacote, de diferentes preços,  para poder utilizar o serviço de wifi do navio.

 

Gastronomia

Comer no Queen Mary 2 é uma verdadeira viagem ao redor do mundo. Todas as refeições são inclusas e os passageiros necessitam comprar um pacote que lhes dá direito a bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Totalizando sete maravilhosos restaurantes, o Queens Grill, o Princess Grill, o Britannia Club, o Britannia Restaurant, o Kings Court, o Verandah Restaurant e o Boardwalk Cafe, o menu de cada estabelecimento foi cuidadosamente criado por excelentes chefes para agradar a todos os passageiros. Os clientes da suíte Queens Grill têm acesso livre a todos os restaurantes e quando comem no Queens Grill, podem pedir qualquer prato que não esteja no cardápio. Os hóspedes da suíte Princess Grill podem comer também em todos os restaurantes exceto no restaurante Queens Grill. Já os passsageiros dos aposentos Britannia podem comer em todos os restaurantes exceto nos restaurantes Queens e Princess Grill. O Princess Grill foi o restaurante de destaque durante a viagem. Talheres de prata, porcelana da casa inglesa Wedgwood, flores perfumadas, funcionários vestidos de fraque e luvas brancas e com vista para o terraço Promenade, este restaurante é fantástico. O menu muda diariamente, é à la carte e é bem vasto. No menu do cafe da manhã são oferecidos pratos deliciosos; aveia com frutas secas, bagel desconstruído com queijo cremoso e salmão defumado de Loch Fyne, na Escócia, sucos de frutas naturais e frutas frescas são alguns dos inúmeros itens. Existe um menu vegano, vegetariano e sem glúten também. Para o almoço, o passageiro pode escolher entre os vários pratos, raviolis de cogumelos, lagosta e pannacotta de marzipan. Já no jantar, sopa de lagosta com cognac envelhecido, linguado de Dover à la Meunière e crêpes suzette. O restaurante é bem decorado e sofisticado ao máximo e todos os pratos são saborosos e divinamente apresentados. Durante o dia os passageiros podem usar trajes esportivos elegantes, porém durante o jantar é obrigatório o uso de trajes finos de luxo.

 

The Verandah Restaurant and Steakhouse

Especializado em carnes e grelhados, está localizado no oitavo andar. É necessário fazer reserva e tem um custo adicional. A decoração é típica de uma steakhouse de luxo e foi decorado para se parecer ao restaurante original do Queen Mary. No menu, carne wagyu com molho chimichurri, camarões grelhados e vegetais e, para finalizar o jantar, um apetitoso babá ao rum com uma dose adicional de rum Captain Morgan e geleia de lima. A carta de vinho e o menu são bem extensos.

Boardwalk Cafe

Esse local é para os passageiros que queiram algo mais casual e não comer em restaurantes formais. Em estilo buffet, serve saladas, pratos leves e sobremesas. Quando o tempo está bom, algumas mesas são posicionadas na varanda.

Kings Court

Aberto para café da manhã, almoço e jantar, esse restaurante é casual e a comida é estilo buffet. À noite, o local está aberto até tarde e oferece pratos quentes, saladas, sanduíches, pizzas e sobremesas. Esse é o estabelecimento que todos frequentam após as festas ou quando desejam comer algo tarde da noite.

 

Bares e lounges

Totalizando 16 bares e lounges, cada ambiente oferece uma experiência única dependendo do gosto e do humor do passageiro  naquele momento.

 

The Pavilion Bar é ótimo para quem quiser ficar perto de uma das piscinas. É possível jogar tênis de mesa e tem até apresentação de uma banda musical.

The Atlantic Room é onde os passageiros se encontram para jogar bridge e às sextas-feiras tem serviço religioso para a comunidade judaica.

 

Commodore Club é o lugar ideal para se sentar e ver o mar enquanto se toma um drinque ou se lê um livro. Com suas amplas janelas é um dos ambientes mais sofisticados. Existe uma pequena réplica do navio Queen Mary 2 no centro do lounge.

Boardroom é um outro lounge bem tranquilo que pode ser usado para encontros de negócios e pequenas conferências.

 

Churchill’s é o único lugar no navio onde é permitido fumar. Remetendo a um club inglês para homens onde as paredes são em madeira escura, esse lounge tem charutos prestigiosos à venda.

 

Concierge Lounge é onde se obtém informações sobre passeios, marcar viagens futuras, ler alguns dos inúmeros livros sobre viagens ou fazer qualquer pedido durante a estada. À tarde é servido o chá da tarde nesse ambiente também. O Concierge Lounge é acessível somente para passageiros das suítes Queens e Princess Grill.

Terrace Bar & Pool é o local ideal para tomar um drinque enquanto se vê o mar.  Quando o navio deixa o porto, aqui acontecem as festas de despedida.

 

Carinthia Lounge é o local preferido para passar uma tarde agradável comendo comidas leves, saladas ou doces enquanto se houve uma harpista ou um pianista. Esse é o lugar escolhido por muitos passageiros. É como se fosse um ponto de encontro. A carta de vinhos impressiona muitíssimo.

 

Queens Grill Lounge é de uso exclusivo para passageiros das suítes Queens e Princess Grill. Com tons neutros, esse lounge serve drinques antes e após os jantares. À tarde, aqui e servido o chá da tarde com scones, geleias, creme coalhado, sanduíches e vários tipos de chás para passageiros hospedados nessas suítes. Há também apresentação musical.

 

Laurent-Perrier Champagne Bar é o lugar perfeito para tomar essa champagne e comer caviar Petrossian. Há uma grande seleção dessa champagne, fotos de atores e atrizes de Hollywood adornam as paredes e o ambiente é de pura sofisticação. Um luxo!

 

Godiva at Sir Samuel’s é para os apaixonados dos chocolates belgas da marca Godiva. Aqui é possível tomar cafés e chás mais refinados.

Chart Room é um ambiente bem requisitado pelos passageiros, pois se pode tomar um drinque enquanto se assiste a uma apresentação musical.

 

Queens Room é onde acontecem as festas, como o divertido Mascarade Ball, o Red and Gold Gala e tantas outras durante a viagem. À tarde acontece o famoso chá da tarde inglês com atendentes servindo as delícias utilizando luvas brancas. Esse local é frequentado por todos os passageiros do navio.

G32 é para os que gostam de ficar até tarde da noite dançando e ouvindo músicas. Bandas tocam as melhores músicas do momento e jazz.

 

Empire Casino é para os que não podem deixar de tentar a sorte. Aqui é obrigatório usar traje elegante.

Golden Lion Pub é um restaurante que serve comida tradicional inglesa, como fish and chips and curry de frango masala. O local tem uma vasta carta de cervejas artesanais europeias.

 

As áreas comuns

O navio Queen Mary 2 tem muitíssimos ambientes à disposição dos passageiros.

 

The Library é um dos ambientes mais fascinantes para quem gosta de ler. Com mais de 8 mil livros e revistas, o passageiro pode escolher livros de vários tópicos. Há também computadores para uso pessoal.

QM2 Livraria é o lugar para a compra de souvenirs, cartão-postal e livro sobre viagens.

 

The Mareel Spa & gym é impressionante. São dois andares para cuidar da saúde e da beleza com talassoterapia, jacuzzi, circuito para reflexologia, sauna seca, sauna a vapor, sauna de ervas, cabeleireiro, manicure e salas de tratamentos faciais e corporais.

Os tratamentos são inúmeros e as opções podem ser uma massagem linfática no início da viagem ou uma exfoliação com sal rosa combinada com um tratamento feito com algas em uma piscina flutuante seguida de uma massagem shiatsu no final da viagem. Os produtos de cosmetologia utilizados são da famosa empresa inglesa Elemis.

The Zone é o ambiente para crianças. Oferecendo vários jogos e brinquedos educativos, os pequenos terão muito o que fazer para não se sentirem entediados. Há serviço de babysitter disponível.

 

 

Mayfair Shops é para quem adora comprar as melhores marcas internacionais. Perfumes raros e exclusivos das empresas Jo Malone e Penhaligon’s, Chanel, Prada, além de roupas de grife e acessórios.

É possível comprar relógios e joias. Existe um espaço onde vende-se bebidas importadas. Tudo pode ser comprado sem pagar impostos, pois o navio tem o serviço de duty free.

Illuminations é onde se escuta as palestras com professores universitários sobre vários tópicos e se assiste aos filmes.

 

Royal Court Theatre dá a impressão de estar assistindo aos shows da Broadway em New York. O teatro é dividido em dois andares de modo a ter bastante espaço para acolher um maior número de expectadores. Há sempre duas sessões, uma para quem quer jantar mais cedo e outra para quem quer jantar um pouco mais tarde. São tantas as apresentações que fica até difícil de escolher.

 

Claredon Fine Art Gallery é para os amantes de finas artes. Quem quiser comprar um quadro do artista Bansky, um Picasso ou uma escultura, a galeria entrega em casa.

Connexions é o local para utilizar os vários computadores à disposição dos passageiros. Aqui também é possível ter aula de computação.

 

O Centro de Esportes é localizado no 13 ̐ andar. Tem quadra de vôlei, de basquete e até minigolfe. Tudo é ao ar livre e com uma rede de proteção para proteger os passageiros.

O navio tem vários pontos de observação. Alguns são cobertos de modo que o passageiro não sinta frio durante as viagens quando o clima estiver menos agradável. Chegar em New York passando por baixo da ponte Verrazzano-Narrows, ver a Ellis Island e a Estátua da Liberdade é algo mágico.

 

Além do serviço completo de lavanderia, o passageiro tem máquinas de lavar e de secar gratuitas disponíveis em todos os andares. O Queen Mary 2 oferece detergente, amaciante e até ferro de passar roupa e tábua.

Por fim, quando estiver que fazer uma viagem inesquecível, o Queen Mary 2 será a escolha perfeita para ser lembrada para sempre. É uma daquelas viagens únicas na vida. E como não é possível viajar no Titanic, o Queen Mary 2 é a opção que transformará um sonho em realidade.

Maiores informações visite o site www.cunard.com

Texto: Mauricio de Souza