London calling!

Por Mauricio de Souza

London (Londres) tornou-se uma cidade muito cosmopolita. O tempo em que comprar um pedaço de queijo parmigiano reggiano só podia ser feito na loja de produtos italianos Camisa & Sons, no coração do bairro Soho, ficou para trás. Hoje, a cidade conta com inúmeros bares e restaurantes que impressionam até o conhecedor gourmet mais exigente. Aqui estão algumas dicas de restaurantes na cidade.

108 Brasserie

Localizado no bairro de Marylebone e dentro do The Marylebone Hotel, este restaurante é um dos mais frequentados. Quando o clima está mais ameno, o restaurante tem mesinhas do lado de fora para que as pessoas possam observar o movimento de pessoas bonitas que passam por perto. A decoração remete a uma brasserie em Paris, porém em uma charmosa rua de paralelepípedos não muito distante da Oxford Street e da estação de metrô Bond Street. Dentro do local, os hóspedes verão um ambiente requintado e luxuoso, onde pés-direitos altíssimos se harmonizam perfeitamente com as luxuosas cadeiras de couro vermelho, espelhos do chão ao teto e bastante mogno. Aberto para café da manhã, brunch, almoço e jantar, o 108 Brasserie é o local ideal para uma reunião com amigos ou até mesmo um jantar formal, pois as mesas são posicionadas de modo que o cliente tenha bastante privacidade. O menu muda constantemente, trazendo as delícias de todas as estações. Para começar um jantar, o camarão tigre tempura com molho picante é uma delícia. O filé de linguado de Dover acompanhado de brócolis e batatas fritas leva qualquer um ao delírio. A lista de coquetéis é enorme, oferecendo uma vasta e deliciosa seleção.

L’Oscar Restaurant

Próximo aos teatros em Covent Garden e tendo Jacques Garcia como designer de interiores, o resultado não poderia ser menos dramático. Localizado dentro do hotel L’Oscar e inspirado no café Florian de Venezia, o restaurante tem o teto e as paredes forrados com espelhos, cadeiras e sofás em veludo roxo, painéis dourados e obras de arte deslumbrantes. Uma combinação perfeita de Art Déco e decadência, criando uma atmosfera de requinte e elegância. Para quem quiser comer algo antes de assistir a uma peça de teatro, o restaurante L’Oscar é o lugar ideal, pois fica a poucos passos das mais importantes casas de espetáculos. O escritor Oscar Wilde, de onde vem o nome do restaurante, estaria muito feliz com o resultado. O Baptist Bar impressiona muito com a bancada toda em ônix e iluminada. Como o edifício foi uma igreja antes de se tornar hotel, os coquetéis têm nomes bíblicos e são deliciosos. O menu deste local também remete a um restaurante francês. Todos os produtos são frescos, sazonais e o menu muda constantemente. Aberto para café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, vale muito a pena experimentar as delícias propostas, como uma cremosa sopa de ervilhas, o suculento badejo grelhado e o baba com frutas vermelhas, entre outros pratos maravilhosos.

Dalloway Terrace

Localizado dentro do Bloomsbury Hotel e não muito distante da estação de metrô Tottenham Court Road, The Dalloway Terrace é uma referência a um dos personagens do livro de 1925 da escritora Virginia Woolf. O terraço foi reconstruído e o resultado está sendo um sucesso único entre os fashionistas de plantão. A parede do local é completamente instagramável. Flores por todos os lados dão a impressão de se estar no Chelsea Flower Market ou no Jardim do Éden. O ambiente é aquecido nos dias mais frios, e um toldo listrado protege os clientes em caso de chuva ou neve. O restaurante divide o espaço com o The Coral Room, uma espécie de “casa de campo” trazida para a cidade. The Coral Room está aberto para café da manhã, almoço, chá da tarde e tem um bar completo servindo os melhores coquetéis. Já o Dalloway Terrace, aberto o dia inteiro também, traz pratos, como os apetitosos camarões grelhados da baía de Dublin e o linguado de Dover grelhado à meunière. As sobremesas são uma indulgência para o corpo e a mente. O cheesecake de baunilha e o fondant de chocolate e framboesa são excepcionais. O foco do restaurante é a culinária inglesa.

The Bvlgari Lounge

Quando se lê Bvlgari, automaticamente se associa esse nome à Alta Joalheria criada pelo grego Sotirios Voulgaris em 1884. Este lounge fica dentro do Bvlgari Hotel e não está muito distante das famosas lojas Harrods e Harvey Nichols no bairro Knightsbridge. O local é requintado ao máximo e bastante elegante, porém sem exageros. Os responsáveis pelo design contemporâneo foram Antonio Citterio e Patricia Viel da firma ACPV Architects. The Bvlgari Lounge oferece comida o dia inteiro, onde os hóspedes podem desfrutar em um local bem iluminado e espaçoso. Para começar, o hóspede pode escolher entre os deliciosos e inúmeros coquetéis, como o coquetel Bvlgari contendo gin Bombay, Aperol e sucos de laranja, abacaxi e limão. Para quem não bebe álcool, a lista de bebidas sem álcool e a seleção de chás da marca Canton Teas são bem vastas. A restauração está sob o comando do célebre chef Adriano Cavagnini, e as sobremesas são confeccionadas pelo criativo chef Gianluca Gusto. Várias delícias são servidas, como tiramisu, torta de amêndoas, delícia de limão, creme caramel com açafrão, mousse de baunilha do Madagascar e do Tahiti, além dos chocolates feitos artesanalmente.

The Grill at the Dorchester

Localizado dentro do famoso Dorchester Hotel, um dos hotéis favoritos de celebridades do mundo inteiro, o restaurante é magnífico. Todo o hotel acaba de passar por uma extensa reforma, e o restaurante, que já não estava tão atual, se modernizou mantendo o extremo bom gosto de sempre. Cadeiras em pele e madeira, um belíssimo bar com apenas seis cadeiras, um magnífico lustre de cristal de Murano, chão em madeira e muitos espelhos, é o que se pode esperar. Nessa nova fase de modernidade, o restaurante trouxe para o comando um chefe inglês de apenas 26 anos. No início, houve um pouco de desconfiança por ele ser tão jovem, mas com o passar do tempo, o chef Tom Booton demonstrou a sua incrível capacidade trazendo pratos sazonais, modernos e clássicos britânicos. No menu, o cliente poderá degustar tudo feito com muito primor. A torta de lagosta thermidor, uma fatia de lagosta suculenta sobre uma torta friável e recheada com queijo Cheddar Westcombe, é uma explosão de sabores. Os pratos de comidas grelhadas também são deliciosos. Além das carnes de excelente qualidade, o menu tem peixes fresquíssimos. O badejo com pedaços de bacon, cebolinhas e cogumelos é extremamente saboroso. Para os apaixonados por sobremesas, o menu traz excelentes surpresas. A carta de vinhos impressiona também. São quase 60 páginas!

Para mais informações, visite os sites:

www.108brasserie.com

www.loscarlondon.com

www.dallowayterrace.com

www.bulgarihotels.com

www.dorchestercollection.com