Karl Lagerfeld é tema do Met Gala 2023

O tema do Met Gala 2023, que acontecerá no dia primeiro de maio, em Nova York, no museu Metropolitano de Arte, está definido e será uma homenagem ao renomado estilista Karl Lagerfeld.
O grandioso baile acontece anualmente na primeira segunda de maio e é um dos acontecimentos mais aguardados entre o mundo da moda, pois reúne, no mesmo local, os mais importantes nomes do mundo fashion. Estilistas, atores, influenciadores, fotógrafos, músicos e modelos são escolhidos, minuciosamente, e convidados a comparecer pela lendária editora da Vogue americana, Anna Wintour. O evento é beneficente e tem como objetivo arrecadar fundos para o departamento de moda do museu.

Lagerfeld foi um genial estilista alemão que faleceu em 2019, aos 85 anos, e deixou tremendas contribuições para o mundo artístico. Esteve à frente de algumas das maiores labels do mundo, como diretor criativo da francesa Chanel, da italiana Fendi, além da própria casa de moda, que leva seu nome.
O museu será ocupado pela exposição “Karl Lagerfeld: A line of beauty”, que contará a história do estilista por meio de seus desenhos, já que o mesmo costumava dizer que aprendeu a desenhar antes mesmo de aprender a andar, portanto essa era uma de suas principais formas de comunicação. A mostra contará com aproximadamente 150 de suas criações e as ilustrações serão expostas lado a lado com os trajes em sua versão real.

O tema da cerimônia não agradou a todos, fazendo com que celebridades manifestassem suas opiniões, já que o estilista foi autor de inúmeras frases polêmicas ao longo de sua carreira. Por meio das redes sociais, a atriz Jameela Jamil (The Good Place, She- Hulk) lamentou a escolha da homenagem, alegando que apesar de extremamente talentoso, Karl não não usou sua arte de forma inclusiva, excluindo pessoas que não se ‘enquadravam’ em um padrão imposto por ele mesmo, tais como mulheres gordas, imigrantes, pessoas LGBTQIA+ ou com condições financeiras precárias.

Texto: Bianca Mielcke