Com o objetivo de criar máquinas com capacidade mental para resolver problemas, a Inteligência Artificial começou na Segunda Guerra Mundial para o desenvolvimento de bombas. Porém, automação industrial, jogos e medicina são campos muito evidentes no assunto dessa tecnologia.
Dentre as áreas que a Inteligência Artificial vem sendo usada, a que ganha mais destaque é a medicina. As máquinas são capazes de fazer diagnósticos mais rápidos e até alguns procedimentos mais simples!
Já foi criado um coração artificial, que tem a intenção de ser usado para substituir o coração humano e diminuir as filas dos transplantes cardíacos. No Brasil, pacientes de um hospital em São Paulo vão receber o coração artificial provisoriamente, mas a ideia é que ele seja usado como algo definitivo, no futuro.
No Instituto do Coração do Hospital das Clinicas de São Paulo, a inteligência artificial é usada na UTI. Informações como o estado atual, ficha médica e estabilização do paciente são fornecidas através de um app, e, segundo a diretora clínica e diretora da Unidade de Terapia Intensiva do Incor, Ludhmilla Hajjar, essa tecnologia não vem para afastar os médicos, mas sim, agilizar seu atendimento.
Confira a matéria completa no app da Cool magazine! Disponível para Android e IOS.