Cultura, empreendedorismo, tecnologia e inovação em mostras de cinema, palestras e shows no MIS e na Escola São Paulo

Evento para incomodados, inquietos e antenados, espaço para o debate de ideias, o Festival Path bebe na fonte do americano SXSW (South by Southwest), e vai acontecer dias 24 e 25 de maio nas duas sedes da Escola São Paulo e no MIS. Entre as atrações de música confirmadas, show com Brothers of Brazil, no dia 24, e trio Metá Metá, dia 25. Em cinema, destaque para a exibição do documentário The Act of Killing, indicado ao Oscar e vencedor do prêmio do público no festival de cinema de Berlim 2013. Haverá, ainda, a festa de abertura, dia 24, no Bar Secreto.

Paulo Lima (editor das revistas Trip e TPM), Marcelo Tas (âncora do programa CQC, da TV Bandeirantes) e João Marcelo Bôscoli estão entre os palestrantes, assim como profissionais do Midia Ninja, do Instagraffite (maior galeria digital de arte urbana do mundo), da CD BABY (maior distribuidora de musica independente do mundo), do Iceland 2nd Nation (empresa de desenho industrial voltada para inovação e soluções fora da caixa em tecnologia), da Perestroika

(área de Conhecimento), da Galeria Choque Cultural, do mercado de Food Trucks e da BeAnotherLab,entre outras empresas.

 

Fincado em quatro pilares que norteiam seu conceito – Cultura/Arte, Inovação/ Empreendedorismo, Tecnologia e Conhecimento/Educação -, o Festival Path realiza sua segunda edição nos dias 24 e 25 de maio, sábado e domingo, em São Paulo. O evento acontece nos dois endereços da Escola São Paulo (na rua Augusta nºs 2239 e 2074), no Museu da Imagem e do Som (MIS, av Europa, 158, continuação da rua Augusta) e no Bar Secreto (rua Álvaro Anes, 97, Pinheiros – festa de abertura dia 24, a partir das 23h). Um Estacionamento, o food park (também situado no MIS), vai abrigar a Feirinha Gourmet do Festival Path, no dia 24, das 12h às 20hcom seus food trucks (caminhonetes gastronômicas inspiradas nos veículos do tipo que fazem sucesso em metrópoles como Nova York).

 

Os ingressos custam R$ 150,00 (valor que dá direito a participar de todas as atividades) e podem ser adquiridos no sitewww.festivalpath.com.br ou na portaria da Escola São Paulo. O Festival Path tem o patrocínio da Agência IsobarRevista TripZeppelin Filmes e Agência Tudo.

 

Com uma programação de Palestras e Shows (na Escola São Paulo), Cinema (no Museu da Imagem e do Som, MIS) eGastronomia (nos food trucks estacionados também no MIS), o Festival Path vai reunir os profissionais mais reconhecidos em suas áreas. Com realização dos criativos Fábio Seixas e Rafael Vettori, conta com parceria de conteúdo e co-curadoria da agência de entretenimento musical Enjoy-e, da Vitrine Filmes, do publicitário André Foresti e da Buzina Food Truck(respectivamente nas áreas de Música, Cinema, Estratégias e Gastronomia).

 

A agência de entretenimento musical Enjoy-e, de Peu Guimarães e Bianca Freitas, tem escritórios em São Paulo e Londres, desenvolve projetos e experiências musicais. A Vitrine Filmes, distribuidora criada em 2010 por Silvia Cruz, é responsável por grandes lançamentos como O Som ao RedorFrancis Ha e O Abismo PrateadoAndré Foresti é diretor de Planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi e Editor do Unplanned. O descolado Buzina Food Truck – bem-sucedido na tarefa de vencer a batalha dos estômagos em trânsito – pertence aos chefs Marcio Silva e Jorge Gonzalez, que apostaram em um caminhão como alternativa aos altos custos de se abrir e manter um restaurante convencional.

 

Com mais de 120 horas de conteúdo nos dois dias, o festival conta com 92 palestras sobre temas atuais e relevantes em 9 espaços simultâneos e mais de 100 palestrantes, o Festival Path cresceu 100% do ano passado para 2014. Esta segunda edição traz 8 shows ao vivo em formato pocket (4 em cada dia, intimistas, dada a proximidade com a plateia) e um festival de Gastronomia que reúne os melhores Food Trucks, com novidades em finger foods. Serão 14 horas de filmes, com a exibição de obras inéditas no Brasil, nacionais e internacionais, em carreira em grandes festivais como Berlim, Cannes e Roma.

 

Entre os destaques da programação de Cinema, está a exibição do documentário dinamarquês indicado ao Oscar The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer (sábado, 17h15 às 20h, e domingo, das 12 às 15h, na Sala LabMis, no Museu da Imagem e do Som. Listado por diversos websites como um dos melhores filmes do ano e produzido por Werner Herzog e Errol Morris. Na Indonésia, são considerados como heróis os homens que comandaram o genocídio de milhões de pessoas no passado. Sem remorso nenhum sobre suas ações, eles foram convidados a reencenarem seus assassinatos para as câmeras, com os novos habitantes do vilarejo onde moram. Trailer: http://youtu.be/SD5oMxbMcHM.

 

Espaço para o debate de ideias, o Festival Path – que tem a expectativa de receber 3 mil pessoas – disponibiliza ingressos a R$ 150,00 (primeiro lote), o que dá direito a todos os eventos, nos dois dias. Para seus organizadores e curadores, “o Festival pretende firmar sua marca de inovação, envolvendo Cultura e Empreendedorismo, Tecnologia e Criatividades, reunindo personalidades que fazem a diferença no mundo de hoje, que ditam as tendências”, afirma Fábio Seixas.

 

Para Rafael Vettori, “o Path é um grande cardápio, um festival que oferece de tudo um pouco para que o público saia transformado. É um evento para incomodados, inquietos e antenados, que bebeu na fonte do americano SXSW (South by Southwest)”. Vettori e Seixas estiveram em Austin este ano, em março, conferindo a 28ª edição daquele que é a principal plataforma de lançamento de artistas independentes dos Estados Unidos.

 

Palestrantes – destaque

Entre os palestrantes do Festival Path estão Christian Rôcas (assunto: Conteúdo em Rede. Administra Parcerias Estratégicas do Facebook no Brasil), André Foresti (assunto: Comunicação; diretor de Planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi e editor do Unplanned), Andre Oliveira (assunto: Tendências – diretor do núcleo de Tendências da BOX1824, escritório que pesquisa consumo, comportamento e inovação), Carla Mayumi (assunto: Educação – Agência Box1824, desenvolvedora de projetos que buscam novo olhar sobre a sociedade), Eduardo Camargo (assunto: Branded Content  – CEO e CCO na Agência Mutato, 15 anos de experiência em comunicação de marcas), Eduardo Saretta (assunto: Arte Urbana – ex-socio da galeria Choque Cultural) e o skatista e empresário Alex Poisé (assunto: Moda e Comportamento – da grife de streetwear Sumemo).

A grade de programação também conta com Flavio Samelo (assunto: Fotografia), Isabella Prata (assunto: Empreendedorismo – Escola São Paulo), João Marcelo Bôscoli (assunto: Música – presidente da gravadora Trama), Luis Paulo Serafim (assunto: Música – sócio da produtora e gravadora 11:11 ads+arts, engenheiro de gravação e de mixagem); Marina Bortoluzzi (assunto: a maior galeria digital de street art do mundo – da Instagrafite), Otávio Sampaio (assunto: Comunicação – Red Bull), Philippe Bertrand (assunto: Tecnologia – consultor e realizador de projetos interativos, líder do coletivo BeAnotherLab, que atua na convergência de arte, tecnologia, neurociência e sociedade) e Pio Figueiroa (assunto: Fotografia, fotógrafo de still, artista representado pela Galeria Vermelho).

Representantes do Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) não poderiam ficar de fora:  Rafael Vilela(assunto: Jornalismo – fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA, integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internacional de fotojornalismo) e Felipe Altenfelder (assunto: Jornalismo, atual gestor do núcleo de Música e da Frente de Conexão Ibero-Americana do Fora do Eixo, onde coordena a Rede Brasil de Festivais, que possui mais de 100 eventos distribuídos em 20 Estados brasileiros).

 

Entre outros, destaque, ainda, para Paulo Lima (editor das revistas Trip e TPM), Marcelo Tas (âncora do programa CQC, da Band), Roberto Martini (assunto: Comunicação – CEO da Flag Holding Interpublic Group), Roberto Meirelles e Debora Emm(assunto: Curadoria de conhecimento – da Inesplorato, ww.inesplorato.com.br), Victor Cremasco (assunto: Inovação – da Mandalah, consultoria de inovação consciente sediada em São Paulo e com escritórios no Rio, NY, Cidade do México, Berlim e Tóquio) e Zico Goes (assunto: Audiovisual – da Conspiração Filmes).

Também integram o Festival PathFlávia Melon (assunto: Empreendedorismo Digital, resolvendo problemas reais – CEO do U-Sit) e Marcella Monteiro de Barros (assunto: Projetos Sociais Transformadores – da Rede Globo).

Por Lara Muller
Foto: Divulgação