A evolução da música eletrônica (produção musical).

19

Vivemos um grande momento, onde os olhos do mundo se voltam aos produtores de música eletrônica. Mentes jovens desenvolvendo novas texturas, sonoridades que vem ganhando o mundo e o reconhecimento de artistas de outras vertentes. Músicos “DJs” atingindo níveis elevadíssimos em produções, definitivamente verdadeiras máquinas de hits. Um portal se abriu, essa é a nossa grande chance de evoluirmos musicalmente  e pegarmos carona neste grande momento. Relato de alguns nomes importantes que contribuem para o crescimento da e-music nacional:

– Rey Verçosa

(Producer / Owner Living Ibiza / Owner Own Music / Top 10 ITunes)

Comecei a tocar piano aos 8 anos de idade, em seguida, percussão africana, cubana e brasileira, bateria e logo entrei nas cordas, no total estudei 36 instrumentos para ser um produtor completo e capacitado para produzir qualquer estilo musical e fazer qualquer ideia musical virar produto. Abrir um software e pegar samples não é produção consciente e sim, tentativa e erro. Também acho que o brasileiro ainda está se confundindo ainda produtor musical com engenheiro de áudio. Afinal tem muito produtor no mercado de hoje que não sabe o que é tom, não sabe a diferença de harmonia e melodia, etc… princípios básicos da música.

-Do Santos

(Producer / DJ / Top 100 Beatport)

As minhas influencias vem do Soul. Artisticamente, como produtor musical, todo este conhecimento nos ajuda muito como DJ, nos possibilitando desenvolver um set mais harmônico, sem falar que abre as portas para o mundo. Você com suas musicas consegue chegar muito mais longe e fica mais exposto, tendo uma ferramenta a mais e diferenciada de venda do teu trabalho.

-Leo Casagrande

(Producer/ DJ / AbletonCertified Trainer / Professor de produção musical)

A progressão de DJ para produtor musical é algo natural para profissionais que evoluíram na carreira e desejam criar uma personalidade sonora. O melhor caminho a seguir é procurar um bom curso de produção musical, de preferência voltado para o estilo no qual pretende produzir.  Não basta aprender somente o software de produção, para criar uma boa música, são necessários conhecimentos em áudio e principalmente música, já que é disso que estamos falando.

Atualmente vivemos numa época que a produção de músicas autorais está sendo essencial para carreira de qualquer músico/DJ e vejo esse passo como fundamental para o reconhecimento de qualquer artista.

Rafael Yapudjian

(Producer /DJ Pacha South América / Owner A Casa  Records)

O DJ hoje em dia se transformou em artista, o que ajudou muitas gravadoras a saírem do buraco, fazendo sons comerciais, mas será que realmente esses artistas fazem suas músicas em um laptop, mixando e masterizando em suas viagens através de um simples fone de ouvido? Para ser um produtor não basta isso, precisa estudar compressão, mixagem, tipos de microfones, ter uma base em masterização, estudar música, saber sobre equipamentos como bons como placas de áudio, ter grandes referências, conhecer bem os programas de produção como Logic, Protools, live, Reason e no caso de produzir música de terceiros, você
precisa estudar bem o estilo musical que o artista quer chegar.

A parte boa dessa nova fase é que o DJ evoluiu e quem ganha é o público. mas abram os olhos, aliás, os ouvidos. Existe muita coisa ruim e muita mentira por ai, lembre-se que musica é cultura, assim como um bom livro, portanto evite a moda, estude e tenha o seu próprio gosto.

Por Carla Schwiderski
Foto: Divulgação