Em perspectivas reversas e padrões quebrados, modelos são os próprios autores em seus cotidianos particulares
O fato de Alessandro Michele não ditar e seguir regras sobre as tendências não é novidade para ninguém e, sem dúvidas, isso é o que o transforma em um designer único e inovador. Suas referências, sempre embaladas em uma estética retrô, estão ali a cada temporada para nos mostrar que o italiano tem sua própria maneira de seguir os caminhos da moda. Assim, para as novas fotos da campanha Outono/Inverno 2020-2021, intitulada ‘The Ritual’, não poderia ser diferente e a Gucci segue a reversão de perspectiva que caracterizou a visão de Michele para o desfile ‘An Unrepeatable Ritual’, Fall/Winter 2020-21.
Foto: Divulgação
Invertendo a maneira tradicional e mostrando ao público todas as etapas de um ”ritual sagrado” da moda, o fato de explorar ainda mais as ideias por um ponto de vista diferente abriu novas possibilidades que, ao que parece, têm inspirado o diretor criativo a continuar seguindo a mesma linha de raciocínio em seus projetos.
Para as fotos, os modelos foram convidados a serem seus próprios autores, orientados a simplesmente habitar os looks e incluí-los em seu cotidiano no conforto de seus espaços particulares e registrarem tudo. O elenco eclético resultou em uma série espontânea de autorretratos e, com frescor e autenticidade de sempre, as imagens retratam a casa de cada um como um laboratório pessoal criativo.
“Decidi deixar as roupas viajarem em direção às casas do elenco de modelos – os personagens que incorporaram minhas histórias por anos; indivíduos que escolhi precisamente, ao longo do tempo, por sua singularidade, que geralmente dá vida às minhas campanhas. Pedi-lhes que representassem a ideia que tinham de si mesmos, que a tornassem pública, moldando a poesia que os acompanha. Eu os incentivei a divertirem-se, improvisando em sua vida”, explicou Alessandro Michele.
Ao tomar a atitude de entregar toda sua autonomia nas mãos de terceiros e ceder o controle, um novo tipo de criatividade é desenvolvida. Assim, o elenco da Gucci aparece tricotando, jardinando, tomando banho de sol, escovando os dentes, curtindo na cobertura de um prédio, pulando na cama, com animais de estimação, jogando dardos e andando de skate. As atividades de um dia a dia comum se unem à profundidade das ideias de Alessandro Michele, nutrindo e expressando uma infusão eclética e autêntica, típica da Gucci desde que a marca está sob seu comando.
Fonte: L’Officiel Brasil