São Paulo é inspiração da coleção da Fahrer

13

 

Traduzir a arquitetura icônica da cidade de São Paulo em móveis com design de personalidade e ergonomia. Esse é o mote da Coleção São Paulo dos designers Sergio Fahrer e Jack Fahrer. Inspirados nos parques, arranha-céus, túneis, esquinas e viadutos de São Paulo, as peças são uma homenagem à cidade, em uma leitura intuitiva criativa dos pontos principais da capital. Nascidos e criados no bairro de Higienópolis, os irmãos contam que depois de uma imersão em fotos e histórias dos tempos de juventude, eles chegaram às referências para desenhar as 39 peças que compõem a coleção. Um design de corpo, história e alma são apenas algumas das características marcantes desta coleção.

As mesas, sofás, bancos e cadeiras inspirados na grande metrópole abusam das linhas retas e curvilíneas, forte característica das criações assinadas pela dupla, em uma experiência estética que surpreende com a utilização de materiais e cores novas para as designers.

O resultado são peças ousadas e robustas como, por exemplo, a mesa de jantar Liberdade, torneada em madeira escura.  “O gesto forte e preciso da escrita tradicional japonesa dos antigos samurais é o ponto de partida para a criação do desenho desta peça”, explica o design Jack Fahrer. Já a cadeira Samurai, assim como a mesa, foi desenhada a partir da caligrafia tradicional dos guerreiros japoneses.

Outros destaques da coleção são a poltrona e a mesa de centro Martinelli, que foram fortemente influenciadas pelo formato do famoso edifício homônimo, inaugurado em 1929. Já amesa de jantar e a mesa de centro Bela Cintra foram criadas a partir da técnica de curvar a madeira, técnica dominada com maestria e conhecimento pelos irmãos Fahrer, para dar leveza aos cantos.

Seguindo as influências da capital paulista, o sofá Boim ganha linhas retas, jogo entre simetria e assimetria, cores e desenho da fachada do conhecido Edifício Louveira, na Praça Vilaboim.

A coletânea icônica da dupla traz ainda desenhos ousados e modernos, como a cadeira Charles Miller e o banco Copan. A primeira, que tem os pés torneados, é influencia direta das peças de Joaquim Tenreiro e foi desenvolvida a partir da admiração pela arquitetura do Estádio do Pacaembu, criado em 1940. A segunda fecha os clássicos dessa coleção, inspirada no grande símbolo da cidade, o Edifício Copan. A peça acentua a quebra dos ângulos retos, tão fortemente presentes na arquitetura de Oscar Niemeyer.

 

CONHEÇA A COLEÇÃO SÃO PAULO DA FAHRER: 


Poltrona Martinelli

Poltrona Martinelli  

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: aço carbono e espuma revestida

Medidas: 70x72x80 cm

Conceito: A inspiração para a poltrona e a mesa de centro de Jack Fahrer vem das linhas da arquitetura do famoso Edifício Martinelli, inaugurado em 1929, no centro de São Paulo. Jack e Sergio costumavam visitá-lo com frequência na infância, na companhia de seu pai. O formato das torres e a estrutura do edifício nunca saíram da memória do designer. As fachadas têm projeção para o exterior do prédio, criando uma espécie de contorno para o próprio edifício. Os desenhos da poltrona e da mesa de centro Martinelli são, portanto, fortemente influenciados por esta experiência.

Mesa de centro Martinelli

Mesa de centro Martinelli

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: aço carbono, tecido e MDF revestido com lâmina de madeira

Medidas: 140x70x35cm

Conceito: A inspiração para a poltrona e a mesa de centro de Jack Fahrer vem das linhas da arquitetura do famoso Edifício Martinelli, inaugurado em 1929, no centro de São Paulo. Jack e Sergio Fahrer costumavam visitá-lo com frequência na infância, na companhia de seu pai. O formato das torres e a estrutura do edifício nunca saíram da memória do designer. As fachadas têm projeção para o exterior do prédio, criando uma espécie de contorno para o próprio edifício. Os desenhos da poltrona e da mesa de centro Martinelli são, portanto, fortemente influenciados por esta experiência.

Sofá  Boim

Sofá Boim

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: eucalipto certificado, alumínio e espuma revestida

Medidas: 260x86x80cm

Conceito: A arquitetura moderna do conhecido Edifício Louveira, na Praça Vilaboim, é a inspiração para o desenho do sofá. As linhas retas, o jogo entre simetria e assimetria, as cores e o desenho da fachada foram recriados nesta peça de mobiliário, com especial atenção para o conforto e composição das diferentes almofadas.

 

Poltrona Boim

Poltrona Boim

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: eucalipto certificado, alumínio e espuma revestida

Medidas: 118x86x76cm

Conceito: A arquitetura moderna do conhecido Edifício Louveira, na Praça Vilaboim, é a inspiração para o desenho do sofá. As linhas retas, o jogo entre simetria e assimetria, as cores e o desenho da fachada foram recriados nesta peça de mobiliário, com especial atenção para o conforto e composição das diferentes almofadas.



Mesa de jantar Liberdade

Mesa de jantar Liberdade

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: eucalipto certificado e MDF revestido em lâmina de madeira

Medidas: 260x115x75cm

Conceito: O gesto forte e preciso da escrita tradicional japonesa dos antigos samurais é o ponto de partida para a criação do desenho da mesa de jantar Liberdade.  A base é estruturada com a técnica de torneamento, em que a parte superior do pés é maior e diminui em ângulo acentuado, finalizando delicadamente no contato com o chão.


Cadeira Samurai

Cadeira Samurai

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: eucalipto certificado, multilaminado curvado de eucalipto certificado e espuma revestida

Medidas: 47x56x81,5cm sem braço / 57x56x81,5cm com braço

Conceito: A cadeira Samurai, assim como a mesa de jantar Liberdade, foi desenhada a partir da caligrafia tradicional dos guerreiros japoneses. As linhas da base têm o desenho estruturado por torneamento e a tapeçaria do assento é bastante delicada, com a intenção de proporcionar, ao mesmo tempo, delicadeza e força à peça.

 

Mesa de jantar Bela Cintra

Mesa de jantar Bela Cintra

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: multilaminado curvado de eucalipto certificado revestido com melamínico e lâmina de madeira

Medidas: 150x150x75cm

Conceito: A arquitetura da Cidade de São Paulo é inspiração para esta mesa de jantar, sobretudo os prédios antigos da Rua Bela Cintra. A técnica de curvar a madeira, característica dos Fahrer, foi usada nesta peça para dar leveza aos cantos da mesa.

 

Mesa de centro Bela Cintra

Mesa de centro  Bela Cintra

Designer:  Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material:  multilaminado curvado de eucalipto certificado revestido com lâmina de madeira e vidro incolor encaixado

Medidas:  82x160x35cm

Conceito: Assim como a mesa de jantar  Bela  Cintra, a mesa de centro foi desenhada tendo como estímulo os prédios antigos da conhecida rua paulistana. A técnica de madeira curvada permite conferir leveza ao desenho da peça, e  o tampo de vidro faz referência à transparência das grandes janelas, características dessa arquitetura.

 

Cadeira Charles Miller

Cadeira Charles Miller

Designers: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: eucalipto certificado, multilaminado curvado de eucalipto certificado e espuma revestida

Medidas: 58x 58x78cm

Conceito: Sergio Fahrer e Jack Fahrer desenharam esta peça estimulados pela arquitetura do Estádio do Pacaembu, inaugurado em 1940. A técnica de madeira curvada, característica dos designers, permite ao desenho leveza e organicidade. A cadeira tem os pés torneados, numa influência direta das peças de Joaquim Tenreiro. O encosto da cadeira tem linhas curvas, fazendo referência ao desenho do estádio, visto de cima.






Banco Copan

Banco Copan

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: MDF e espuma revestida

Medidas: 50x43cm

Conceito: O Edifício Copan é símbolo de São Paulo. O banco desenhado por Sergio Fahrer acentua a quebra dos ângulos retos, tão fortemente presente na arquitetura de Oscar Niemeyer. As chapas de concreto horizontais que cruzam a fachada do edifício foram referência para a construção do banco. O gosto pelas linhas curvas é característica do designer, e nesta peça isso é potencializado pelos encaixes precisos da madeira.

 

Sofá  Marquise


Sofá Marquise

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material: Madeira maciça, alumínio e espuma revestida

Medidas: 230x 110 x 63 cm (sofá) / puff 90 x 90 x H 38 cm

Conceito: A arquitetura irregular e fluída da marquise do Parque do Ibirapuera é a inspiração para o desenho do sofá.

 

Poltrona Trianon


Poltrona Trianon

Designer: Sergio Fahrer e Jack Fahrer

Material:  multilaminado de eucalipto certificado com louro negro natural

Medidas:  75x67x78 cm

Conceito: A poltrona foi desenhada tendo como estímulo a arquitetura da cidade de São Paulo. Dessa vez é o conhecido parque paulista que inspira a peça.





Fahrer
www.fahrer.com.br
(11) 30317250
Rua Wisard, 157 – Vila Madalena – São Paulo
Facebook:www.facebook.com/pages/Sergio-Fahrer-e-Jack-Fahrer/265050460172919
Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 13h às 18h