Em parceria com Spotify, Tramontina cria o primeiro algoritmo sinestésico que transforma música em sabor

O projeto Sabor das Músicas nasceu com o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar, provando que inox é mais do que uma panela. É um mundo de possibilidades. Para aproximar a marca do mundo pop, nada melhor que a música. Daí surgiu a ideia de criar esse algoritmo que transforma qualquer canção da plataforma do Spotify em uma receita diferente. Ao todo ele é capaz de gerar 44 milhões de combinações gastronômicas possíveis.

Para desenvolver esse projeto, a Tramontina – marca líder de utensílios de cozinha no Brasil -, Spotify e a J. Walter Thompson Brasil reuniram o neurocientista Dr. Marcelo Costa chefe do Departamento de Neurociência da USP, o maestro João Rocha da Universidade do Kentucky, e Renato Carioni, chef e treinador da equipe brasileira do Bocuse D’or, para dar sabor às músicas e criar um prato para cada uma.

Todo esse banco de dados foi reunido e deu origem a uma inteligência artificial que tem a mesma tecnologia utilizada em sistemas financeiros, para “dar match” entre os parâmetros de classificação do Spotify e as diferentes combinações de ingredientes catalogadas por Carioni. Assim, foi possível chegar aos pratos.