Restaurante vegetariano é referência em sustentabilidade

04 maio, 2017

Qualidade na comida e bom atendimento complementam a receita do Recanto Vegetariano 

A busca por uma alimentação mais equilibrada, orgânica e saudável vem crescendo no Brasil e atrai cada vez mais adeptos e simpatizantes, seja para auxiliar na perda de peso, ou simplesmente por bem-estar. Com parte desse movimento, muitas pessoas têm recorrido aos restaurantes vegetarianos.

Há 36 anos localizado em uma esquina na região do Brooklin, em São Paulo, o Recanto Vegetariano quer mostrar que é possível preparar uma comida cheia de sabor usando apenas alimentos naturais, sem a necessidade da carne e derivados.

O espaço de 330 metros quadrados tornou-se referência em sustentabilidade para diversos estabelecimentos comerciais da região, segundo o dono, Altino Hornos Danesin. “É preciso ter consciência e fazer algo pelo meio ambiente antes que seja tarde demais”, diz.

Esse conceito se traduz em algumas iniciativas práticas. O madeiramento do antigo telhado local foi transformado em mesas e cadeiras, por exemplo.

Para a questão da economia de água, uma das soluções pensadas foi canalizar os dez aparelhos de ar-condicionado do restaurante, que ligados somam 400 litros de água por dia no lençol freático, e reutilizar para regar o jardim.  Além disso, é feita a captação de água da chuva, que após passar por um processo de filtragem, é usada para descarga dos banheiros e lavagem do chão.

Produção própria

Há 12 anos, Altino deu início a uma horta em seu sítio, localizado em Juquitiba, no interior de São Paulo.  Hoje é responsável por todo o abastecimento vegetariano do restaurante. O empresário tem ainda um apiário na cidade de Brotas, também no Estado, e há cinco anos produz o próprio mel.

Mesmo com uma farta mesa de folhas, frutas e verduras, o que não é consumido no almoço, não é desperdiçado no restaurante. Os alimentos que sobram viram adubo, por meio de um processo de compostagem que transforma o material orgânico em húmus.

O restaurante é classificado como ovolactovegetariano – além dos alimentos vegetais é permitido o consumo de ovo, leite e seus derivados. “Proporcionamos uma experiência saborosa, pois além de consumir alimentos puros e ricos em nutrientes, o cliente desfruta de um ambiente harmonioso, bem estruturado e com acessibilidade”, afirma Altino. O espaço conta com duas cozinhas de ponta em inox e pode ser reservado para festas e confraternizações.

Maior restaurante vegetariano da América Latina

Instagram: @recantovegetarianooficial
Site: www.recantovegetariano.com.br
Rua Flórida, 1442 – São Paulo

Tel: (11) 5507-2704

Texto: Natália Rodrigues 
Foto: Natália Rodrigues 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta