Programa Elektronique estreia pela MTV Brasil

1

 

Se engana quem pensa que a música eletrônica é coisa nova. Lá em meados dos anos 1850 Leon Scott inventou o fonoautógrafo, capaz de registrar sons em cilindros de papel, madeira e vidro. Em um tempo mais recente, em 1950, a música experimental, como era chamada, começou a se expandir pelo mundo e se deu início a era dos sintetizadores com o primeiro equipamento que era controlado por uma fita de papel perfurado.

Considerada uma cena underground em 1980, foi nos anos 2000 que a e- music teve seu boom, quando festas e festivais começaram a pipocar pelo Brasil e ser DJ era considerado status. Enfim, só os bons sobreviveram, isto é, quem leva a coisa a sério até hoje.

Prova disso é o DJ Laurent F., referência na cena desde 1989, é residente há 10 anos da noite Moving do club D.Edge, considerada uma das melhores baladas de música eletrônica do mundo, e que nesta sexta-feira, 23, estreia o programa Elektronique na MTV Brasil. Ao lado da atriz Ana Flávia Bastos, o DJ faz a vez de apresentador no programa que terá 04 blocos com inserções em formato de pílulas entre a programação de clipes. Cada bloco será dividido em tema do dia, entrevista, curiosidades e agenda da semana.

“Foi estranho o contato com a câmera mas em pouco tempo fiquei mais amigo dela. Sou DJ né? Mas no fim das contas deu tudo certo”, diz Laurent sobre o primeiro contato com esse universo.

Patrocinado pela Vodka Skyy e produzido pela Edit2, uma produtora de filmes publicitários e agora de televisão também, o Elektronique não é um programa pensado para ser o mais formador de opinião do gênero, mas sim introduzir uma parte teórica da música eletrônica ao grande público. “É um programa tanto pra vovó e o vovô entenderem um pouco que negócio é esse de música eletrônica, quanto para a galera que realmente gosta da coisa”, explica o DJ.

A ideia é apresentar um conteúdo dinâmico, sem cair na mesmice, valorizando a cena brasileira. Entre os entrevistados, Djs, produtores e empresários reconhecidos na cena irão desvendar as vertentes num papo pra lá de bom: Trotter, aka Dj Soneca, um dos pioneiros no estilo Nu Jazz/Nu Funk; Maurício Soares, da ID&T organizadora mundial do festival Tomorrowland que chega ao Brasil em 2015; a musa das pistas Eli Iwasa; o produtor musical Dudu Marote, nome por trás de álbuns de bandas comoSkanke Pato Fu; além de outras entrevistas imperdíveis que valem manter o efeito surpresa.

O Elektronique vai ao ar pela MTV Brasil todas às sextas, à meia noite, e a primeira temporada tem duração de 08 semanas com reprises durante a programação da semana seguinte.

 

Por Lara Müller
Fotos: Divulgação