Ponan recebe prêmio gastronômico

12 nov, 2014

Conhecida por seus navios e veleiros de luxo, a PONANT recebe pelo segundo ano consecutivo o prêmio “Linha de Cruzeiro Excepcional”, da revista Saveur, em seu concurso Culinary Travel Awards. A premiação reconhece quem destaca a gastronomia e cultura associadas à experiência de viagem, conforme indicado na edição de outubro da revista.

O reconhecimento deve-se à dedicação da PONANT em oferecer aos hóspedes uma experiência gastronômica global, complementando seus itinerários em destinos enriquecedores. Assim, realiza paradas em portos exóticos e remotos em todos os setes continentes, a bordo de seus três navios, Le Boréal, L´Austral e Le Sóleal (com 132 cabines e suítes), do iate Le Ponant (32 cabines) e o novo navio, Le Lyrial (com 122 cabines e suítes), que será lançado no primeiro semestre de 2015.

Na única linha de cruzeiros francesa do mundo, os hóspedes acreditam que a gastronomia e os vinhos reflitam a herança nacional. Os menus da PONANT são escolhidos por um chef especializado em confeitaria a bordo e um padeiro que utiliza apenas farinha francesa especial em todos os pães e doces.

Ao mesmo tempo, o staff se inspira em cada porto de parada para criar cardápio diversos, conectados à cultura e à culinária local. Quando possível, os chefs da PONANT fazem suas compras em mercados locais, para trazer a bordo ingredientes frescos para seus hóspedes. Dependendo dos países do itinerário, a opções podem ser salmão norueguês ou filés de peixe argentino.

Os chefs também criam menus com uma grande variedade de pratos, que reflete o destino da viagem. Um exemplo pode ser visto durante o cruzeiro pelos mares nórdicos, onde são servidos sopa de peixe escandinavo, almôndegas suecas e salmão gravilax.

O chef Phillippe Tremel explica que adora trabalhar com produtos frescos e, para complementar com os ingredientes que já tem a bordo, explora os mercados locais dos portos de paradas. Como exemplo, cita a cidade canadense de Nunavut, onde adquire trutas do mar diretamente com um pescador nativo.

 

Já Alain Morville, chef da PONANT desde 1991, compartilhou uma de suas receitas mais famosas, que harmoniza a técnica francesa clássica com ingredientes espanhóis, ideais para um jantar especial:

 

Vieiras com Grão-de-bico e Chouriço Bellota

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

12 vieiras de tamanho médio12 fatias de chouriço Bellota

200g grão-de-bico, lavado e peneirado

¼ de pimenta verde, cortada em pequenos cubos

50g de cebola, cortada em camadas finas

1 dente de alho amassado

10 colheres de sopa de vinho branco

10 colheres de sopa de molho de tomate

Salsinha esmagada a gosto

Sal a gosto

Pimenta do Reino a gosto

Páprica espanhola a gosto

 

Modo de Preparo:

1.  Corte em pequenos cubos 6 fatias de chouriço;

2.  Em uma panela, frite a cebola, o alho e o chouriço, com um pouco de azeite e então, adicione a pimenta verde. Cozinhe por 3 minutos, adicione o grão-de-bico e o vinho branco e deixe ferver. Adicione o molho de tomate, tempere e cozinhe por 10 minutos;

3. Em uma frigideira antiaderente, frite as fatias de chouriço restantes até dourarem. Deixe descasar em um papel toalha e mantenha a gordura do chouriço na frigideira;

4. Na mesma frigideira, doure as vieiras;

5. Termine de cozinhar o grão-de-bico com a salsinha e uma boa dose de azeite de oliva. Tempere se necessário;

6. Em cada prato, coloque as vieiras e as fatias fritas de chouriço sobre o grão de bico;

7. Sirva com uma fatia de pão tostado e untado com alho.

A Qualitours Cruises & Tours, representante da marca no País, apresenta cruzeiros com destino a bordo dos navios Le Soleal e Le Liryal:

 

  • Le Soleal – 02/maio/15 – 10 noites
    Saindo de Veneza (Itália)
    Visitando Hvar (Croácia), Dubrovnik (Croácia), Palermo (Sicília – Itália), Algiers (Algeria), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha) e Lisboa (Portugal).
    A partir de US$ 4865, 00 por pessoa + taxas (Cat. Deluxe – varanda)

 

  • Le Lyrial – 02/junho/15 – 7 noites

Saindo de Veneza (Itália)
Visitando Sibenik (Croácia), Split (Croácia), Korkula (Croácia), Dubrovnik (Croácia), Kotor (Montenegro), Hvar (Croácia), Pula (Croácia), Rovinj (Croácia) e Veneza (Itália)
A partir de US$ 4267,00 por pessoa + taxas (Cat. Deluxe – varanda)

 

Informações e reservas pelo tel. (11) 2175-7703, 4003-3892, em todo o Brasil, ou por email: reservas@qualitours.com.br

Por Lara Müller
Foto: Divulgação 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta