Obra máxima de Pelé com foto em platina será exposta nesta quinta-feira

0

Pelé, uma das personalidades mais influentes do século XX, símbolo de uma época, tem sua única obra definitiva sobre a vida e a carreira exposta para os amantes do Futebol. A edição Platina do livro “1283” – em referência a marca insuperável de 1283 gols do Rei do Futebol –, produzida pela Toriba Editora, estará em coquetel de comemoração dos 38 anos da livraria Freebook, que acontece nesta quinta-feira, 25, em sua nova pop-up dentro da E-Arte, novo hub para galerias nacionais e internacionais localizado à rua Joaquim Antunes, 187.

 São apenas 5 unidades no mundo da edição Platina. Uma, inclusive, foi vendida em leilão por R$ 25 mil em Londres. Apenas essa edição traz com exclusividade a foto “Invictus”, de autoria do fotógrafo Marcio Scavone, impressa através da platinotipia, técnica rara desenvolvida por volta de 1870 que utiliza pigmentos de platina na gravação das imagens no papel; além da foto “Coração do Rei”, a última de Pelé vestindo a eterna camisa 10 do Brasil em sua despedida da Seleção Brasileira em 1971 em uma partida contra a Iugoslávia, no Maracanã. “Coração de Rei” foi clicada pela lente do fotografo Luis Paulo Machado, que capturou o exato momento em que o suor de Pelé estampava, em sua camisa, a imagem de um coração.
 O livro “1283” traz 500 páginas com mais de 500 fotos históricas pesquisadas em jornais, revistas e acervos particulares com o resumo de uma carreira que se encerrou há quase 4 décadas e que, até hoje, tem suas marcas e sua trajetória longe de serem igualadas.

Serviço: Exposição livro 1283 – Edição Platina
Data: 25 de setembro (5a feira)
Local: Livraria Freebook (E-Arte Galeria – Rua Joaquim Antunes, 187)
Horário: 18h às 23h

Por Lara Müller
Foto: Divulgação