Google pode impedir fabricantes de adicionar “Beauty Mode” por padrão em smartphones

28 jul, 2020

O Beauty Mode é um dos recursos favoritos de usuários de smartphones em mercados asiáticos. A função corrige as mais diversas imperfeições em selfies, retirando poros, clareando a tonalidade de pele e até mesmo mudando proporções do nariz e do rosto como um todo. Nos últimos anos, as fabricantes decidiram trazer a tecnologia embarcada também em aparelhos no ocidente, mas diferente do visto em países como Coreia e China, o Beauty Mode não foi bem recebido.

Ainda que permitam a desativação do recurso, muitas empresas ainda aplicam, mesmo que minimamente, o Beauty Mode em fotografias de usuários, desagradando a muitos pelo efeito “boneco de cera” resultante. Diante disso, a Google pode estar prestes a agir e obrigar que as companhias de fato desativem a função por completo a partir do Android 11.

A descoberta foi feita por Mishaal Rahman, um dos editores do site XDA Developers, durante análise de documentação da nova versão do sistema do robozinho. De acordo com a nova diretriz, dispositivos que façam uso das APIs de câmera do sistema deverão garantir que a aparência facial não deve ser alterada no momento em que a fotografia for tirada, modificações liberadas, porém, no momento do pós-processamento.

Dessa maneira, a gigante das buscas garante que o modo seja de fato desativado, enquanto permite que seja utilizado por quem gosta dos aprimoramentos faciais. A novidade deve atingir principalmente marcas asiáticas, como vivo, Xiaomi e até mesmo Samsung, que mantém algumas das modificações mesmo que a função esteja desligada.

De acordo com Rahman, o vivo X50 Pro é um dos smartphones que mantém suavização facial mesmo com o Beauty Mode desativado.

Planejado para chegar nos próximos meses, o Android 11 promete trazer uma série de melhorias importantes para as câmeras dos aparelhos, incluindo utilizar as câmeras frontais e traseiras ao mesmo tempo, realizar longas gravações de vídeo em um único arquivo, entre outras.

Fonte: Tudo Celular

Posts relacionados

Deixe uma resposta