Bichectomia, a cirurgia da moda

02 jun, 2017

Voltada a quem se sente incomodado com o tamanho das bochechas, a bichectomia está se popularizando no Brasil nos últimos anos. Com o objetivo de deixar o rosto com um aspecto mais fino, a técnica se tornou o desejo de muitas mulheres, sendo a terceira cirurgia mais procurada do país, atrás apenas da lipoaspiração e do implante de silicone.

A cirurgia consiste na remoção da Bola de Bichat, gordura localizada na região da face. Realizada por cirurgiões-dentistas ou plásticos, a intervenção é feita com anestesia local, com uma pequena incisão de um centímetro no interior da bochecha, o que faz não ter cicatriz externa.

COOL: Todo mundo pode realizar este procedimento?

ROBERTO BAZONE: Sim, todas as pessoas podem desde que tenham mais de 18 anos e não apresentem nenhum problema sistêmico que atrapalhe o procedimento cirúrgico. Além disso, fazemos pedidos de alguns exames laboratoriais para avaliar as condições de saúde. Se estiver tudo normal, o paciente está apto para realizar a cirurgia de bichectomia.

COOL: Quais são os prós e contras?

R.B.: Inicialmente era indicada para quem tinha problemas como, por exemplo, morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal. Com a intervenção cirúrgica a questão era resolvida e ainda se evitava o posterior aparecimento de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.

COOL: Qual tempo de duração da cirurgia?

R.B.: A cirurgia dura de 40 a 60 minutos e pode ser feita tanto em consultório odontológico como em centros cirúrgicos.

COOL: Há risco para o paciente?

R.B.: Dentre os riscos estão sangramentos (hemorragia bucal), assimetria facial, lesão de nervos faciais, rompimento de algum vaso e ductos salivares. Por isso a importância de ser realizada por um profissional capacitado.

COOL: A recuperação é lenta?

R.B.: A recuperação é gradativa e o paciente pode voltar totalmente às atividades normais após sete dias.

COOL: Quais são os cuidados no pós-operatório?

R.B.: Ainda que a cirurgia de bichectomia seja considerada um procedimento rápido e simples, é importante que o paciente observe alguns cuidados básicos para garantir a recuperação e perceber o quanto antes os resultados positivos. Em geral, fazemos as seguintes recomendações: evitar grandes esforços, como atividades físicas, práticas esportivas e academia; não tomar sol durante o período de sete dias; usar a medicação prescrita pelo médico corretamente (geralmente por quatro dias); aplicar bastante gelo para evitar qualquer tipo de inchaço; evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 48 horas e dar preferência aos gelados, para agilizar a recuperação. Por fim, não custa lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Quanto aos resultados, começam a aparecer após três semanas e o resultado final pode ser visto em até seis meses.

Sobre Dr. José Roberto Camargo Bazone Filho

Cirurgião-dentista, especialista em implantes e estética oral, membro da International Team for Implantology (ITI) e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOES)

José Roberto Bazone coleciona grandes experiências ao longo de 17 anos de carreira. Cirurgião-dentista desde 2000, ele conduziu os cursos de estética dental do renomado Instituto Paulo Kano e foi orientador nas especializações de Implante e Estética na instituição de ensino Senac. O reconhecimento profissional levou Bazone a exibir um trabalho na International Journal of Brazilian Dentistry, revista dirigida à classe odontológica que divulga artigos de investigação científica. Na publicação, ele mostra passo-a-passo a elaboração das desejadas lentes de porcelana, técnica que domina desde 2001.

Em sua clínica, localizada no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, Bazone conta com uma equipe especializada em todas as áreas da odontologia e oferece diversos procedimentos estéticos, como a bichectomia (cirurgia plástica das bochechas), preenchimento facial e aplicação de fios de sustentação.

“Na área de reabilitação oral e implante, trabalhamos com os melhores produtos do mundo, como Straumann e Ivoclar, e também fazemos harmonização da face com a bichectomia, para diminuir as bochechas”, afirmou Bazone.

Dr. J. Roberto C. Bazone F.
Cirurgião-Dentista – CRO SP 76288
Implantodontista/ Reabilitação Oral e Estética

+INFORMAÇÕES:

E-mail: jrbazone@hotmail.com

Endereço: Rua Domingos de Morais, 1061 – Conj. 61 – Vila Mariana – 04009-002 – São Paulo – SP

Telefones: (11) 99916.4556/ 4301.1061

Posts relacionados

Deixe uma resposta