BALMAIN PRE-FALL 2020

20 jan, 2020

“Ao celebrar de onde viemos, podemos ver claramente para onde estamos indo.” – Olivier Rousteing

Essa é uma frase familiar para todo o time da Balmain, ou pelo menos deveria ser, pois desde minha chegada à maison, essa é a palavra-chave, o DNA da casa. Acredito que resume perfeitamente o “como” e o “por que” de quase todas as criações da Balmain. 

Como: escolhemos sempre confiar nas habilidades consagradas pelo tempo, o artesanato único e a alfaiataria impecável que inspiram os ateliês da Balmain há quase 75 anos. 

Porque: nossos projetos mais ousados tornam-se ainda mais fortes quando possuem uma base sólida. Até mesmo as coleções mais modernas e audaciosas desfiladas nas passarelas da Balmain de alguma forma, trazem inspirações encontradas nos ricos arquivos da marca. Também porque possivelmente reflete tão bem as preocupações da minha vida pessoal, uma exploração da história e origens da casa que se tornaram particularmente importantes nesta temporada. 

Minha equipe e eu começamos nossas reflexões realizando brainstormings e esboços através dos pensamentos de Pierre Balmain com a contribuição de Jolie Madame para os anos do pós-guerra. A visão moderna de Balmain era uma reflexão do espírito empoderado dessa nova era, quando, de repente, foram permitidas às mulheres novas possibilidades e posições. Ao observar os cortes, cores, materiais e espírito de nosso fundador fomos levados à novas direções, nos inspirando a brincar com a alfaiataria elegante e simplificada, além de sedas leves e volumosas dobradas envolvendo o corpo. 

Cores forte, padrões e estampas foram retirados diretamente do arquivo da maison, gerando o contraste perfeito para padrões preto e branco em que o senhor Balmain e eu apostamos em muitas de nossas coleções. Acima de tudo, a coleção é inspirada na atemporalidade que define os melhores designs da grife. É impressionante como o clássico continua parecendo tão novo, mesmo sendo lançado décadas atrás e como seus designs combinados com elegantes acessórios de couro envernizado ou com seus jeans favoritos, poderiam ser adaptados facilmente aos dias de hoje. A atemporalidade é um componente essencial da moda de luxo e certamente um dos motivos que fazem a história da Balmain tão incrível. 

Olivier Rousteing
Paris, 5 de dezembro de 2019 

Posts relacionados

Deixe uma resposta