A nova marca carioca Camará fabrica relógios a partir de materiais incomuns

1

 

Feito de madeira e com um design original e preciso, o relógio Camará chega às lojas com o objetivo de refletir e exaltar a cultura brasileira. Pré-incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, a empresa é formada por quatro amigos que, inspirados pelas belezas do Rio de Janeiro e conhecedores das riquezas naturais do Brasil, resolveram aproveitar matérias-primas locais na criação de produtos inovadores.

Com um visual “descolado chic”, o Camará é ideal para todas as ocasiões do dia a dia. Feito com madeira certificada, é sempre composto por dois tipos, uma clara, o Marfim, e outra escura, a Imbuia, formando as duas listras laterais que são a sua identidade. O relógio tem mostrador analógico, movimento quartz e uma importante característica: conforto, pesando por volta 30 gramas. Adquirir um Camará é muito mais que ter um relógio em mãos, é abraçar a ideia de que o homem pode conviver de forma harmônica com o meio ambiente e transitar pelo tempo entre o tradicional e o moderno.

Segundo os sócios, a ideia da madeira surgiu em referência aos primórdios do relógio, quando eram utilizados no meio da sala de estar, como objetos decorativos refinados. O Camará recebeu influência dos relógios de coluna, de parede e de mesa, misturando o moderno e o tradicional em um produto de qualidade: “Você pode ter um relógio, mas o que estamos disponibilizando ao mercado é mais que isso, fazemos cada peça de forma artesanal, com produtos naturais, que retratam a perfeita harmonia do homem com o seu ambiente. O que estamos explorando é um conceito, uma filosofia de vida. E, claro, trabalhamos esse conceito com criatividade e originalidade”

Para chegar à um design único, o produto passa por um trabalho minucioso e preciso. O desenvolvimento dos protótipos acontece dentro da empresa a partir de equipamentos de alta tecnologia. A produção acontece em uma fábrica, no bairro de São Cristóvão. A caixa e os mostradores do relógio unem-se à pulseira de couro legítimo, vinda do Rio Grande do Sul, e à máquina, que ainda é importada do Japão. O Camará é resistente à água e tem garantia de 1 ano.

Refletindo uma filosofia que equilibra a vida urbana e o contato com a natureza, o Camará tem o intuito de valorizar a cultura brasileira. O relógio pode ser encontrado nas lojas Art in Surf ou pelo sitewww.relogioscamara.com.

 Por Lara Müller
 Fotos: Divulgação